Prefeitura realiza o 5º de Mutirão de Saúde do ano

O mutirão no CEU Navegantes, das 9h às 16h desta quarta-feira (31/08), é o quinto deste ano a ser realizado pela Prefeitura na cidade.

A Prefeitura de São Paulo realiza, nesta quarta-feira (31/08), o quinto Mutirão de Saúde do ano. O Mutirão "Cuidando de Você", no Centro Educacional Unificado (CEU) Navegantes, na zona sul da cidade, é uma parceria da Secretaria da Saúde com a Universidade de Santo Amaro (UNISA), teve início às 9h e será encerrado às 16 horas. As consultas realizado A UNISA forneceu 160 profissionais e a Prefeitura, 40.

“É uma ação improvisada, que não faz parte da rotina do sistema municipal de saúde, mas que serve para eliminar as filas e acelerar a oferta de atendimento enquanto o sistema não estiver funcionando a contento”, observou o prefeito, após visitar o bloco cultural do CEU, onde os atendimentos estavam sendo realizados.

Os outros mutirões organizados pela Prefeitura foram: ultra-som ginecológico (zona Norte - vários hospitais e UBS´s), dermatológico (hospitais - em vários pontos da cidade), geral (Jardim Reimberg - zona Sul), e de cirurgia pediátrica de hérnia inguinal (hospitais em vários pontos da cidade).

A expectativa é que, ao longo do dia, passem pelo mutirão cerca de 2.000 pessoas à procura de atendimento em alguma (s) das seguintes áreas: fisioterapia; ortopedia; exame de anemia em bebês, crianças e gestantes; nutrição; detecção e medicação para colesterol, glicemia, hipertensão e diabetes; saúde bucal; otorrinolaringologia; exames de mama e papanicolau; avaliação de osteoporose; oftalmologia; hanseníase; Liang Gong (prática oriental de exercício de relaxamento); ou terapia comunitária/ saúde da família.

Pessoas que apresentarem agravos, como hipertensão crítica, sairão do mutirão com consulta marcada em uma das unidades de saúde da região.

O bairro Cantinho do Céu, onde está localizado o Centro Educacional Navegantes (rua Maria Barbour, s/nº), é uma região com carência de serviços públicos de saúde para o atendimento da demanda da população.

O Grajaú, com mais de 300 mil habitantes, apresenta índices altos de mortalidade infantil (16,4 por mil pessoas), e de óbitos precoces por diabetes, ou seja, de pessoas com menos de 60 anos (34.1% do total), entre outros relacionados à saúde.