Prefeitura e Governo inauguram 3ª Casa do Adolescente da capital

Com foco na saúde, Casa do Adolescente poderá atender a 2.400 jovens da região do M´Boi Mirim por mês.

Os jovens de M´Boi Mirim, na zona sul, são o público-alvo da Casa do Adolescente do Clube da Turma, inaugurada nesta quarta-feira (31/08) e resultado de mais uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. A Casa é a terceira da cidade e tem capacidade para atender a 2400 jovens ao mês, com idades entre 12 e 20 anos.

O projeto é destinado a adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade e serão trabalhadas questões de saúde e sexualidade. Um dos grandes problemas na área de saúde na região do M´Boi Mirim é o alto índice de gravidez na adolescência, que chega a 18,34% quando a média na capital é de 15,89%.

“É uma iniciativa importante não só para o atendimento mas para a promoção à saúde. Imaginamos multiplicar esta iniciativa pela cidade dentro de um trabalho de parceria”, disse o prefeito, que participou da inauguração ao lado do governador Geraldo Alckmin.

Pela parceria, o governo arcou com o custo da obra e o município fornecerá equipamentos, remédios e recursos humanos, como médicos e especialistas. O prefeito anunciou que os repasses mensais à Casa serão de R$ 60 mil, sem incluir os gastos para equipar o centro.

O Clube da Turma é um projeto desenvolvido há 10 anos entre o governo e a ONG Serviço Social Bom Jesus, que proporciona atividades de ensino complementar aos jovens, como reforço escolar, informática e esportes.

“Em um período o jovem fica na escola e no outro fica aqui, não fica na rua”, afirmou o governador. O complexo conta com duas quadras, duas piscinas, sala de informática, um ginásio poliesportivo, 20 salas e, agora, uma Casa do Adolescente.

A primeira Casa do Adolescente da capital foi inaugurada há 10 anos em Pinheiros e a segunda foi entregue em junho deste ano no Grajaú, zona sul, atendendo em média a 500 jovens por mês.