Professores do centro têm aula com maestro Jamil Maluf no Municipal

O evento é parte do programa "O Centro pode ser uma Sala de Aula", que capacita professores e apresenta o centro da cidade a alunos da rede municipal. Os 40 educadores tiveram, nesta quinta-feira, um curso sobre ópera.

A Subprefeitura da Sé levou, no início da tarde desta quinta-feira (01/09), 40 educadores de escolas municipais da região central para participar de um curso de formação sobre ópera no Theatro Municipal.

O maestro Jamil Maluf, diretor do Municipal, apresentou a ópera aos professores para que eles possam, em breve, trabalhar o assunto com seus alunos, inclusive levando-os a apresentações no Theatro.

O evento faz parte do projeto "O Centro pode ser uma Sala de Aula", que aproveita os espaços do centro de São Paulo para realizar atividades de pós-aula com os quase 10 mil alunos e capacitar educadores das 18 instituições de ensino municipal da região. A professora Olga Arruda, assessora da subprefeitura para Educação e coordenadora do projeto, acompanhou o evento desta quinta-feira.

Programa continuado

Na capacitação, que começou no primeiro semestre deste ano, os chamados "professores comunitários" já participaram de 12 aulas do curso em locais como o Parque da Luz, Estação Júlio Prestes, Projeto Aprendiz (parceiro da Subprefeitura na formação dos educadores), Pateo do Colégio e Centro Cultural Banco do Brasil.

A formação faz parte de um programa continuado com os alunos, que estão desde o início do ano conhecendo e realizando atividades, em classe e no pós-aula, sobre os espaços no entorno de suas escolas, que muitos nem conheciam.

Com as aulas de capacitação, o professor conhece os locais com monitores especializados, tornando-se melhor preparado e para realizar atividades posteriores com seus alunos, de acordo com o programa didático de sua escola. Até agora, foram realizadas 10 mil visitas de estudantes, o que também faz parte do projeto da Subprefeitura da Sé para revitalizar o Centro de São Paulo.

Hoje, os espaços culturais e históricos da região são mais utilizados, conhecidos e assimilados por moradores jovens da região - o estudantes, muitos dos quais sequer conheciam lugares como o Theatro Municipal ou a Praça da Sé antes do projeto.

A iniciativa foi idealizada pela Subprefeitura da Sé e a Secretaria de Educação, com o apoio da Comgas, que fornece transporte e material didático, e da ONG Projeto Aprendiz. A idéia fundamental de "O Centro pode ser uma Sala de Aula", segundo o subprefeito da Sé, é ampliar a concepção de mundo e da sociedade e fazer com que os alunos "descubram sua cidade, questionem seu mundo, olhem além dos muros e preconceitos, a partir de uma visão da escola integrada na vida da comunidade".