CET interdita quarteirão para obras de canalização do córrego Franquinho

A interdição tem previsão de 90 dias para execução do trecho de travessia.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou, neste sábado (3/09), o trânsito na Rua dos Continentes, entre a Rua 22 de Fevereiro e a Avenida Hermilo Alves, para as obras de canalização do córrego Franquinhos, na zona leste. A interdição tem previsão de 90 dias para execução do trecho de travessia.

Com previsão de investir R$ 1 milhão este ano, a Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras retomou am agosto as obras finais de canalização do córrego, localizado às margens da avenida Calim Eid.

Para construção da nova galeria em trecho de travessia, próximo a rua dos Continentes, Jardim Nordeste, a Siurb solicitou apoio da CET que fará a interdição de aproximadamente um quarteirão.

Paralelo a execução da travessia em galeria fechada, a Siurb está trabalhando nos últimos 110 metros de canalização, entre a rua Barreira da Ema até a rua dos Continentes, que ficarão concluídos até o final deste ano. O trecho de 700 metros de pavimentação será retomado a partir de 2006.

Histórico

O córrego Franquinho faz parte de um conjunto de obras que foi contrato em 1995 denominado Procav II – Programa de Canalização de Córregos, Implantação de Vias e Recuperação Ambiental e Social de Fundos de Vale. A bacia correspondente ao córrego tem cerca de 970 hectares.

Sendo um dos principais afluentes do córrego Tiquatira, o córrego Franquinho está localizado na zona leste, entre a avenida São Miguel e rua José Giordano. A obra consiste na canalização de 4.840 metros e a implantação de via de fundo de vale.

No final de 2003 as famílias lindeiras ao córrego foram removidas, no entanto, alguns imóveis encontravam-se em processo de desapropriação. Existem cerca de sete processos de desapropriação que ainda não foram concluídos, e se encontram em várias fases deste procedimento.

Entre a rua Jarauara e a rua São Severo o trecho de canalização foi concluído e falta a pavimentação da pista esquerda. Da São Severo até a rua Antonio Fortunato o canal e pista esquerda estão concluídos, restam trechos da pista direita. Da rua Carlos Maria Steimberg e rua Barreiro da Ema faltam serviços de pavimentação e complementação da drenagem.