Parelheiros participa do desfile de 7 de Setembro

Parelheiros, através da Subprefeitura local, participou do evento com o Bloco “Portal das Águas”, que destacou como tema do desfile a história dos imigrantes na região e a importância da região.

Pelo sétimo ano consecutivo, o desfile cívico e militar em comemoração à Independência foi realizado no sambódromo, localizado no Parque Anhembi.

Parelheiros, através da Subprefeitura local, participou do evento com o Bloco “Portal das Águas”, que destacou como tema do desfile a história dos imigrantes na região e a importância da região.

O evento teve início às 10h pela revista das tropas e pelo comando das Forças Armadas, Polícia Civil e Militar, seguido das entidades, escolas municipais e estaduais e a região de Parelheiros, com o bloco “Portal das Águas”.

Situado no extremo sul da capital paulista, Parelheiros é considerado o Patrimônio Ambiental da cidade, porque contribui com 30% da água para São Paulo.

Cerca de 30 mil pessoas lotaram as arquibancadas do Sambódromo para assistir ao tradicional desfile da Independência, a passagem da cavalaria levantou o público.

A ordem do desfile

1º - Banner simboliza o Portal das Águas.

2º - Imigração alemã. Chegaram na região de em 1829, fundando a Colônia Alemã, hoje conhecida como Colônia Paulista, onde foram construídas uma igreja e um cemitério, atualmente tombado pelo patrimônio. Hoje descendentes dos primeiros colonos, podem ser identificados pelos sobrenomes Reimberg, Guilguer, Schunk, Roschel, Hessell e Helfstein.

3º - Imigração Japonesa. Chegaram na região no começo do década de 1950. É outra vertente cultural da região. Contribuíram e contribuem com o cinturão verde hortifrutigranjeiro na maior região agrícola do município.

4º - Indígenas. Chegaram na região na década de 1970. Residem em duas aldeias: Tenondé Porã (Morro da Saudade) e Pyau (Krukutu). São aproximadamente 900 indígenas de origem guarani. Eles ainda mantém vivas sua língua, cultura e religião.