Theatro Municipal faz 94 anos e oferece semana de programação gratuita

Orquestra Sinfônica Municipal, Escola Municipal de Bailado e o Coral paulistano são algumas das atrações da festa “O Municipal e seus Artistas”.

Nesta segunda-feira (12/09), o Theatro Municipal de São Paulo comemora o seu 94º aniversário e prepara uma semana inteira de comemorações gratuitas. A comemoração “O Municipal e seus Artistas” começa na próxima segunda-feira, às 21h.

No espetáculo de abertura das festividades, será apresentada a obra “Uma Criança do Nosso Tempo”, do compositor inglês Michael Tippett.

Escrita durante a Segunda Guerra Mundial, a composição é baseada em um fato real: o assassinato de um oficial do governo nazista por um judeu e a conseqüente represália dos alemães.

Para completar o programa, será apresentada a “Terceira Sinfonia” de Beethoven, também conhecida como “Heróica”, composta em 1806.

No primeiro dia participam a Orquestra Sinfônica Municipal, Coral Lírico e Coral Infanto-Juvenil da Escola Municipal de Música. Com os solistas Eiko Senda (soprano), Denise de Freitas (meio-soprano), Rubens Medina (tenor) e José Gallisa (baixo). Regente: Celso Antunes.

As Escolas de Arte no Theatro
Alunos das escolas de música e balé do Theatro Municipal, são as estrelas do segundo dia da programação. A Escola Municipal de Música, representada pelo seu grupo de percussão, mostra composições de D. Friedman e D. Samuels; Ney Rosauro; Josep Soler e George Frock.

Já a Escola de Bailado apresenta dois números, um de técnica clássica, com trechos do balé “Don Quixote”, e outro de técnica moderna, a coreografia “Dançante”, de Ruth Rachou.

A coordenação fica por conta de Elisabeth Del Grande, Joaquim de Abreu e dos alunos da classe de percussão. Coreógrafos: Luís Augusto Ribeiro (técnica clássica) e Ruth Rachou (técnica moderna).

Data: Terça-feira, dia 13
Horário: às 20h

Coral Paulistano
O mais antigo conjunto coral da cidade, o Coral Paulistano, criado em 1936 pelo escritor Mário de Andrade, se apresentará na quarta-feira. O grupo apresentará a “Misa Criolla”, composta por Ariel Ramires em 1964. Obras de Astor Piazzolla, Rodolfo Halffter, Osvaldo Lacerda, Villa-Lobos e Carlos Alberto Pinto Fonseca, entre outros, completam o programa. A Regência fica a cargo da maestrina Mara Campos.
Data: Quarta-feira, dia 14
Horário: 21h

Música para coro e órgão
A grande vedete do programa do dia 15/09 é o órgão do Theatro Municipal. O instrumento estará presente em quatro peças a serem apresentadas pelo organista Nelson Silva, junto com o Coral Lírico (regência de Mário Zaccaro).

Se apresentarão os solistas: Elayne Casehr (soprano), Lídia Schaffer (meio-soprano), Marcello Vannucci (tenor) e José Carlos Leal (baixo).

O programa apresentará: C. M. Vidor, C. Saint-Saëns, Felix Mendelssohn-Bartholdy e Leon Boellmann.

Data: Quinta-feira, dia 15
Horário: 21h

Quarteto de Cordas
A tradicional apresentação mensal do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, que integra o projeto “Matinê no Municipal”, em setembro integrará a programação de aniversário.

O espetáculo traz os instrumentistas Betina Stegmann (violino), Nelson Rios (violino), Marcelo Jaffé (viola) e Robert Suetholz (violoncelo) em obras de Wolfgang Amadeus Mozart, Anton Webern e Maurice Ravel.

Data: Sábado, dia 17
Horário: 17h

Balé da Cidade
O Balé da Cidade de São Paulo faz o encerramento da semana de comemorações, com a apresentação de três coreografias, sendo uma delas, “Adeus Deus”, de Sandro Borelli, inédita. Nela, o coreógrafo utiliza elementos de dança e teatro em uma espécie de discurso político sobre a questão do suicídio.

As outras duas coreografias são “Bossa”, de Henrique Rodovalho, e “Divinéia”, de Jorge Garcia. Em “Bossa”, o coreógrafo mistura elementos da bossa nova e o samba com o estilo “lounge” de música eletrônica.

Já “Divinéia” é dançada apenas por homens e é inspirada no livro “Estação Carandiru”, de Dráuzio Varella. É o primeiro trabalho do jovem Jorge Garcia, bailarino e coreógrafo da companhia.

Data: 16 e 17 e 18/09
Horário: Sexta e sábado, às 21h. Domingo, às 11h

Serviço

O quê: O Municipal e seus Artistas - semana de espetáculos gratuitos
Quando: de 12 a 18 de setembro
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro
Telefone: 222-8698
Entrada franca (retirar um par de ingressos por pessoa no dia de cada espetáculo, a partir das 10h)