Zona Sul ganha mais uma unidade de Assistência Médico Ambulatorial

Com capacidade para atender 150 pacientes/dia e cerca de 4.500 por mês, a unidade está instalada no Pronto-Socorro Maria Antonieta Barros, coordenada pela Autarquia Regional Sul de Campo Limpo, e funciona de segunda a segunda, das 7 às 19 horas.

Os moradores da Zona Sul de São Paulo já podem contar com mais uma unidade de Assistência  Médico Ambulatorial (AMA) na região. Neste segunda-feira (12/09) foi inaugurada a AMA Maria Antonieta Barros, no Grajaú.

“Esta é a quarta unidade desse tipo na cidade. A média tem sido de 350 pacientes por dia nessas AMAs, e com isso, já estamos atendendo a cerca de 40 mil pessoas a mais por mês de maneira rápida e eficiente, complementando a rede dos pronto-socorros e dos postos de saúde”, disse o prefeito.

Com capacidade para atender 150 pacientes/dia e cerca de 4.500 por mês, a unidade está instalada no Pronto-Socorro Maria Antonieta Barros, coordenada pela Autarquia Regional Sul de Campo Limpo, e funciona de segunda a segunda, das 7 às 19 horas.

O objetivo da AMA é reduzir a demanda de consultas ambulatoriais do Pronto-Socorro, que não conta com profissionais em número suficiente para atendê-las, além de não ser a porta de entrada adequada para casos de Atenção Básica.

O governo do Estado participa com os recursos, por meio da Universidade Santo Amaro (UNISA), para contratação dos profissionais e compra de equipamentos e mobiliário necessários ao funcionamento da unidade. Cabe à Prefeitura o custeio de insumos de consumo (medicamentos, por exemplo) e gerenciamento compartilhado da unidade com a UNISA.

A AMA do Grajaú conta com quatro consultórios médicos, uma sala do serviço social e recepção (espaço contíguo com a recepção do PS). Foram contratados pelo parceiro UNISA: 2 pediatras/dia (regime de plantão - 12 horas); 2 clínicos/dia (regime de plantão - 12 horas); 9 auxiliares de enfermagem (regime de 6 horas); 5 técnicos de gesso (para suprir as necessidades do OS) e 5 auxiliares administrativos.