Vacinação contra a poliomielite atendeu mais de 180 mil crianças na Zona Norte

No Brasil, devido às ações bem sucedidas de Saúde Pública, desde 1989, não há casos de poliomielite e no município de São Paulo, desde 1988.

A meta do Ministério da Saúde, de vacinar 95% das crianças durante a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, foi atingida com sucesso na Zona Norte da Capital, onde foram aplicadas mais de 180 mil vacinas. O Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CCD), da Secretaria Municipal de Saúde, elogiou o trabalho desenvolvido nas sete Supervisões de Ares da Zona Norte. Em São Paulo, há cerca de 1 milhão de crianças menores de cinco anos.

No Brasil, devido às ações bem sucedidas de Saúde Pública, desde 1989, não há casos de poliomielite e no município de São Paulo, desde 1988. Apesar dos investimentos e diretrizes da Organização Mundial de Saúde, ainda existem países que apresentam casos da doença.

A poliomielite é uma doença contagiosa, causada por vírus e, na forma mais grave, pode levar a seqüelas permanentes. A ação mais eficiente para a prevenção desta doença e a garantia de sua eliminação no Brasil é a manutenção de programas de vacinação para a população de 0 a 4 anos de idade. A vacina contra a poliomielite é gratuita e aplicada todos os dias e em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade.