Colégio de São Paulo retoma atividades com dois módulos inéditos

Os eventos têm início sempre às 19h, no auditório da Biblioteca Mário de Andrade.

O Colégio de São Paulo retoma suas atividades em 2005 oferecendo dois novos módulos: Ciência na Mário de Andrade e Encontros. Assim, a Biblioteca Mário de Andrade se insere novamente na linha de frente da produção intelectual e cultural de São Paulo, como fez durante seus 80 anos de instituição.

O ciclo Ciência na Mário de Andrade, que conta com apoio da SBPC (Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência - Regional São Paulo), tem início no dia 20 de setembro e trabalhará com palestras abordando temas que estão em pauta no universo científico atual, de Fenômenos Físicos: big-bang, supernova e gravidade (27/09) até Nutrição e Qualidade de Vida (25/10), passando por outros como O Que é a Transposição do Rio São Francisco - vantagens e desvantagens (18/10) e Armas de Destruição em Massa - gases, bombas e armas biológicas. Qual o papel da ciência? (06/12).

A série Encontros focará sobre temas polêmicos da atualidade. Os temas programados são Violência, Corrupção, Terror e Pornografia (programação abaixo), a partir de perspectivas distintas: histórica, conjuntural e literária.

Ambos os módulos são gratuitos e sem necessidade de inscrições. Os eventos têm início sempre às 19h, no auditório da Biblioteca Mário de Andrade.

O programa do Colégio de São Paulo é uma criação da Secretaria Municipal de Cultura e da Biblioteca Mário de Andrade e tem como objetivo oferecer um fórum permanente de debates, mesas-redondas e cursos, erigindo, então, um espaço para popularização e prática da reflexão acerca de acontecimentos, comportamentos, estruturas e linguagens da sociedade atual.

As atividades do Colégio de São Paulo iniciaram em 2002, e, ao longo deste ano e do ano seguinte, contou com mais de 25.000 participantes para as 179 palestras ou aulas oferecidas, abordando os mais variados campos do conhecimento, como literatura, economia, filosofia, comunicação etc.