Autódromo de Interlagos se prepara para o Grande Prêmio Brasil

Os preparativos vão desde reformas importantes no autódromo até uma série de ações promocionais e de parcerias com a iniciativa privada para que o turista que vier a São Paulo possa aproveitar melhor a cidade.

A cidade de São Paulo está na reta final dos preparativos para receber um dos maiores e mais importantes acontecimentos esportivos do mundo. De 23 a 25 de setembro, o Autódromo de Interlagos – único circuito da América Latina a fazer parte da Fórmula 1 – será sede do 34º Grande Prêmio Brasil de F1.

Os preparativos vão desde reformas importantes no autódromo até uma série de ações promocionais e de parcerias com a iniciativa privada para que o turista que vier a São Paulo possa aproveitar melhor a cidade e para que a cidade e seus habitantes possam usufruir ainda mais dos benefícios que essa prova traz.

Para se ter idéia, o autódromo recebe nos três dias do GP cerca de 120 mil pessoas, entre paulistanos, brasileiros e estrangeiros, o que gera pelo menos 14 mil empregos diretos e indiretos na cidade, além de uma renda estimada de cerca de R$ 80 milhões.

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) levantou durante a edição de 2003 dados que comprovam que, para cada real investidos pela Prefeitura de São Paulo para o GP Brasil, há um ganho de R$ 3 reais, sendo que 75% são revertidos para a capital paulista. Também se considera que os valores investidos no autódromo para a F- 1 alavancam o desenvolvimento de todas as demais modalidades de automobilismo no Brasil, já que a prova é o carro-chefe dos eventos do setor e as melhorias feitas no circuito permanecem o ano inteiro à disposição de pilotos, equipes, patrocinadores e espectadores das outras categorias.

O GP Brasil, com seus 300 milhões de telespectadores em todo o mundo, é uma chance única de colocar São Paulo na vitrine mundial – divulgando sua imagem vanguardista e sua riqueza cultural. É o momento de mostrar São Paulo como o maior centro de referência tecnológica, econômica e cultural na América Latina, principalmente para os mais de 50 mil turistas de todas as partes do planeta que aqui estarão para assistir à prova.

Pensando nisso, a Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo, está preparando uma série de ações, articuladas com outros órgãos oficiais e com a iniciativa privada, a fim de vender a cidade e ativar uma importante cadeia produtiva de valor. A Secretaria de Estado de Cultura, em uma ação inédita, dedicará a capa de sua agenda de eventos culturais da cidade ao GP Brasil. Serão 30 mil exemplares, distribuídos em hotéis, Centrais de Informações Turísticas (CIT´s), empresas de receptivo e locadoras de veículos.

Os restaurantes também aderiram, e criarão, graças a uma ação da Abrasel, pratos especiais, com o nome das escuderias. O Mercado Municipal, um dos principais pontos turísticos da cidade, também participa do projeto, por meio da criação de sanduíches especiais, com nomes dos pilotos. Os ingredientes, a fim de mostrar a diversidade gastronômica do local, serão provenientes do próprio Mercado.

Os shopping centers da zona sul de São Paulo também estão mobilizados. Está em fase final de negociação a utilização de seus estacionamentos para funcionarem como bolsões. A partir de pagamento de preço único, os usuários terão, além da vaga, transporte gratuito até o autódromo. Estes espaços seriam somados aos usuais e disputados bolsões criados anualmente pela São Paulo Transportes. Os shoppings estão estudando ainda a possibilidade de instalar telões em suas praças de alimentação para que a população possa acompanhar a prova ao vivo.

Dados do GP Brasil

Data:
23, 24 e 25 de setembro de 2005
Total de voltas: 71
Extensão do circuito: 4,309 km
Distância total da prova: 305,909 km
Capacidade público: 70 mil lugares
Venda de ingressos: (11) 2191.6999
Site oficial: www.gpbrasil.com.br