Obras permitem que Interlagos seja utilizado durante todo o ano

A prioridade é a realização de melhorias definitivas. Apenas serão provisórias as montagens que serão utilizadas exclusivamente para a prova, como é o caso das arquibancadas.

Os aeroportos de Congonhas e Guarulhos terão Centros de Informação Turísticas - CIT´s, especialmente alocados para a recepção dos turistas da Fórmula 1, com atendentes bilíngües treinados e folheteria voltada a este público.

Com toda a movimentação que gera, o GP Brasil justifica o investimento. Com verba inferior à destinada ao GP de 2004, a Prefeitura de São Paulo está realizando os investimentos para reformas e adequação do autódromo, com base em um estudo de necessidades do esporte. A prioridade é a realização de melhorias definitivas, isto é, que não precisam ser refeitas no ano posterior. Apenas serão provisórias as montagens que serão utilizadas exclusivamente para a prova, como é o caso das arquibancadas.

Esta postura garante redução de gastos e melhorias na infra-estrutura permanente do autódromo, o que o mantém à altura das evoluções do automobilismo contemporâneo e permite que o espaço seja ainda mais bem usado durante todo o ano, como busca a São Paulo Turismo S/A que, desde abril deste ano, passou a administrar o autódromo. E também sinaliza para a busca de um modelo de gestão que possa garantir ao Autódromo de Interlagos a auto-sustentabilidade.

Um importante passo para que a Prefeitura de São Paulo reduza os custos do Município com essa prova foi a transferência da administração do autódromo, em abril deste ano, da administração direta para a São Paulo Turismo, uma empresa de economia mista. Isso tornou possível o incremento de parcerias da iniciativa privada com o autódromo, não só no período da Fórmula 1 como em todo o ano, por meio, inclusive, de um projeto que envolva políticas de comercialização, concessão de espaços e parcerias que já está sendo finalizado para todo o parque.

Isso deve ocorrer também com a construção de módulos de arquibancadas fixas no autódromo, em parceria com a iniciativa privada, que poderá utilizar espaços publicitários no local. Cada módulo de arquibancada tem custo estimado de R$ 2 milhões, com previsão de cerca de 650 lugares. A Petrobrás foi a primeira empresa a realizar a construção de um destes módulos, que já será utilizado no GP deste ano, reduzindo a necessidade de montagem de arquibancadas tubulares neste espaço.