Mudanças permanentes para a preparação do autódromo

Confira, ponto a ponto, o que será reformado no autódromo para o GP Brasil 2005. As mudanças aplicadas este ano permanecerão nas próximas edições da prova.

1. Troca definitiva do telhado e do sistema de captação de água do Media Center (prédio de imprensa), localizado próximo ao Paddock. Nos anos anteriores, a sala teve infiltrações de água e um grande número de goteiras por problemas estruturais. Para sanar o problema em definitivo, a cobertura total do prédio está sendo substituída por outra, mais moderna e eficiente.

2. Construção de banheiros definitivos, padrão internacional, para servir os ocupantes dos boxes de 1 a 12. Até então, pilotos e equipes eram obrigados a utilizar banheiros químicos, alocados no espaço apenas para a prova, ou então se deslocar por mais de 500 metros para utilizar os sanitários de outro setor.

3. Construção de sala de um módulo de apoio utilizado pelas equipes, atrás dos boxes. Em número menor que o ideal, o espaço utilizado pelas equipes para estocagem dos equipamentos era substituído por containers de metal, colocados longe dos boxes, por falta de opção. Agora, além de resolver o problema das equipes, poderão ser utilizados em outros eventos durante o ano como salas de apoio.

4. Reconstrução e nivelamento com concreto de toda a extensão do Pit Wall (área entre os boxes), considerando, principalmente, melhores condições de infra-estrutura para equipes e direção da prova, atendendo a antigas reivindicações.

5. Construção do segundo lance de escadas definitivo do Media Center, em substituição às externas tubulares, ainda provisórias.

6. Na pista: a brita localizada na Curva do Mergulho – a única restante no Autódromo – foi definitivamente substituída por asfalto, com proteção de barreira de pneus e grade de proteção em frente a um muro de arrimo, conforme as atuais normas internacionais de segurança para a F1. A obra estimada em R$ 2 milhões, segue a tendência dos circuitos mais modernos do mundo de substituição da brita por asfalto inclinado, com área ampliada.

7. Alteração nas guard-rails e muradas de segurança da curva conhecida como “S do Senna”, visando aumento de visão durante este percurso para os pilotos, que passam a enxergar com maior antecedência o final da curva, o que lhes confere agilidade na manobra e maior segurança. Estima-se que tal obra venha a beneficiar os pilotos em até 20 milésimos de segundo, fato que só poderá ser comprovado a partir dos treinos oficiais.

8. Reformulação do Portão 7, principal via de acesso do público ao autódromo. Os portões localizados na entrada principal, que antes eram cegos – enormes placas de ferro – foram substituídos por telas artísticas. Essa alteração garante maior segurança para o grande público, a partir da visão ampla e irrestrita dos dois lados do portão, além de garantir operação mais fácil e ágil, graças à maior leveza do material.

9. Troca de toda a fiação de baixa voltagem da área dos boxes.