CET põe teatro na rua para refletir sobre a segurança no trânsito

A iniciativa é da equipe do Departamento de Educação de Trânsito 1, do Centro de Treinamento e Educação de Trânsito (Cetet), que há mais de dez anos usa recursos teatrais em suas atividades educativas.

Em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estréia uma nova forma de levar a pedestres e motoristas uma reflexão sobre segurança no cenário urbano.

Até sexta-feira (23/09), a CET exibe ao ar livre, em locais de grande movimento, a peça Cruzamento de Destinos. A montagem, que tem 40 minutos e elenco recrutado em quatro grandes escolas paulistanas de artes cênicas, é uma criação coletiva inspirada no tema proposto para a Semana: “No trânsito somos todos pedestres. Somos todos iguais”.

Duas vezes por dia, quem passar por pontos estratégicos do centro da cidade, como a Praça da Sé ou o Vale do Anhangabaú (veja a programação abaixo), terá a oportunidade de assistir a uma sucessão de histórias vividas, com humor, por personagens tirados do cotidiano da cidade, como Marlene, a motorista que fala ao celular enquanto dirige, Mila, uma pedestre distraída, Zezinho, um motoboy “cachorro louco”, ou João, um ciclista imprudente.

A iniciativa é da equipe do Departamento de Educação de Trânsito 1, do Centro de Treinamento e Educação de Trânsito (Cetet), que há mais de dez anos usa recursos teatrais em suas atividades educativas e participou, há pouco menos de um ano, de quatro meses de oficina no Centro Cultural São Paulo com o grupo Tablado de Arruar, que trabalha especificamente com encenações de rua.

Além da peça, a programação da Secretaria Municipal de Transportes (SMT) para a Semana Nacional do Trânsito envolve a distribuição de 100 mil folhetos educativos a pedestres e motoristas.

Veja onde assistir à peça(sempre às 11h00 e às 13h00):
20 de setembro: Praça do Patriarca
21 de setembro: Praça da Sé
22 de setembro: Vale do Anhangabaú
23 de setembro: Largo de São Bento