Fórum busca alternativas de combustível para o transporte público

A 7ª edição do fórum técnico promovido pela Secretaria de Transportes começa às 14h e discutirá a possibilidade de utilização de gás, biodiesel, hidrogênio, álcool e eletricidade no transporte público da cidade.

A utilização de gás, biodiesel, hidrogênio, álcool e eletricidade para mover o transporte público na cidade de São Paulo será debatida nesta quarta-feira (21/09) no 7º Fórum Técnico da Mobilidade - Alternativas ao Diesel. Realizado pelo Grupo Executivo da Mobilidade (GEM) da Secretaria Municipal de Transportes, o encontro prevê a demonstração, por especialistas, das vantagens e desvantagens de cada combustível para as diferentes modalidades de transporte.

Nas apresentações, cada técnico vai defender o uso de um desses combustíveis e fazer o contraponto às outras quatro alternativas. Com uma dinâmica diferente da que usualmente é aplicada em seminários, o evento contará com a participação de uma platéia de convidados que poderá fazer intervenções e questionamentos.

Segundo Ayrton Camargo e Silva, assessor do GEM, a idéia é privilegiar a discussão e o compartilhamento de conhecimentos sobre o tema, levando à comparação das alternativas e a troca de experiências sobre o uso dessas tecnologias.

A oportunidade de colher opiniões, críticas e sugestões dos setores envolvidos com o tema em discussão é apontada pela coordenação do fórum como um dos principais objetivos. "A idéia não é chancelar tecnicamente uma decisão, mas transformar a discussão sobre temas polêmicos em um espaço de visibilidade para as visões divergentes sobre ele", diz Silva.

Nova postura

Realizados em média a cada 40 dias, desde janeiro deste ano, os temas debatidos nos fóruns são definidos a partir de questionamentos recorrentes feitos pelos diversos setores da sociedade.

Apesar de não ter como meta associar as discussões a tomadas de decisões por parte da Secretaria, os questionamentos e sugestões apresentados nos fóruns funcionam como subsídio para as políticas de transporte. Como exemplo, a assessora Adriana Schneider, do GEM, cita a realização, pela CET, de curso de educação no trânsito para motoboys, que foi tema de um dos fóruns. "É uma nova postura de gestão. Os fóruns instituem uma nova forma de tratar de assuntos conflituosos sem subterfúgios", diz Silva.

Serviço

7º Fórum Técnico da Mobilidade - Alternativas ao Diesel
Data:
dia 21 de setembro
Horário: das 14h às 18h
Local: Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA)
Endereço: Rua Nestor Pestana, 87


Fóruns anteriores

Os Fóruns Técnicos da Mobilidade, reunindo especialistas, técnicos e representantes de entidades relacionadas aos temas propostos chegam agora a sua sétima edição. Pela importância dos debates, todos eles contaram com a participação do secretário municipal de Transportes, além dos presidentes da SPTrans e da CET.

No primeiro fórum, no dia 28 de janeiro, o tema discutido foi Identificação Automática de Veículos. O transponder, sistema de leitura à distância para a detecção de veículos, e o sistema de envio de fotos, construído a partir de técnicas de leitura ótica com transmissão de dados, foram o foco da discussão dos dois painéis propostos: "As características funcionais a serem especificadas para aquisição de sistemas de identificação" e "Os parâmetros de avaliação mais adequados para a outorga destes serviços".

Em fevereiro, foi a vez de discutir o uso das faixas exclusivas para ônibus. Sob o tema “Faixas reservadas para ônibus: outros usos são possíveis?”, o evento permitiu o debate sobre a possibilidade da utilização da faixa exclusiva de ônibus em períodos fora do pico operacional por outras categorias de veículos, em situações que não comprometessem a operação do transporte coletivo.

Pouco tempo depois, veio a autorização para que os táxis pudessem trafegar nessas vias. O fórum reuniu especialistas em três painéis: "As faixas exclusivas de ônibus e seu impacto na operação da rede de transporte público", "Administrando o conflito: é possível flexibilizar o uso da faixa exclusiva sem comprometer o desempenho do transporte público?" e "Ações para otimização do desempenho operacional das faixas reservadas para ônibus".

“Por onde transita a carga na Cidade?” foi a questão proposta para o terceiro fórum, em março. Especialistas apresentaram a visão do transporte de carga metropolitano, ferrovia e movimentação urbana de cargas em São Paulo em três diferentes painéis.

Já o crescimento vertiginoso do número de motocicletas em circulação na cidade e os acidentes de trânsito envolvendo esse tipo de veículo motivou a realização do quarto fórum, intitulado “Motos: Transporte Ágil e Frágil”, realizado em maio. O encontro reuniu representantes de associações de motoboys e especialistas que discutiram como compatibilizar o crescimento constante da frota de motocicletas com os níveis de qualidade e segurança na circulação de pessoas e veículos.

No quinto fórum, realizado em julho, os participantes tiveram de responder a um outro desafio: “Integração com troncalização: necessidade ou exagero?”. A questão central do debate foi a racionalização do sistema de circulação dos ônibus.

No dia 6 de setembro, os 18 anos da Lei Municipal n.º 10.334, que regula os Pólos Geradores de Tráfego, motivou a realização do 6º Fórum Técnico – “Da Certidão de Diretrizes ao Relatório de Impacto de Vizinhança: o Pólo Gerador de Tráfego em busca da maioridade”.

Durante o evento, foram debatidos os diferentes e contraditórios aspectos que caracterizam o processo de licenciamento e implantação dos pólos geradores. Discutiu-se desde o porte do empreendimento gerador de impacto no trânsito até às possibilidades de alteração na legislação existente.

A idéia é buscar fórmulas capazes de amenizar ou dirimir conflitos de interesses existentes entre os agentes diretamente envolvidos no processo: poder público, empreendedores, vizinhos e usuários dos empreendimentos.