Subprefeitura apreende barracas em blitz no Largo São Mateus

A operação, que contou com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Polícia Civil, apreendeu ainda mercadorias e eletrodomésticos usados por ambulantes que trabalhavam ilegalmente na área, que abrange também o terminal de ônibus.

A Subprefeitura de São Mateus realizou, nesta terça-feira (20/09), uma blitz no Largo São Mateus, que terminou com a apreensão de mercadorias, barracas e eletrodomésticos utilizados por ambulantes que, ilegalmente, trabalhavam na área. A operação foi concentrada no Largo São Mateus e no terminal de ônibus. Participaram da ação 5 agentes vistores, 14 operacionais, 15 guardas civis metropolitanos e oito policiais civis.

Segundo a subprefeitura, as apreensões poderiam ter sido maiores. No entanto, outros ambulantes conseguiram sair a tempo. A meta da é retirar do passeio público os ambulantes ilegais e tornar as calçadas transitáveis e limpas. Para isso, a subprefeitura tem feito operações constantes, com o apoio da Policia Civil e da GCM.

O Largo São Mateus é um ponto de grande concentração de lojistas e de muita movimentação de pedestres. Para tirar proveito do fluxo de pessoas, ambulantes ilegais passam a vender suas mercadorias ocupando o passeio público num ponto não autorizado pela administração local, causando também transtornos aos transeuntes, que muitas vezes precisam contornar as barracas saindo da calçada, arriscando-se a serem atropelados.

Já o terminal de ônibus de São Mateus tem um fluxo de passageiros vindos de várias regiões da grande São Paulo, tais como Mauá, Santo André, São Bernardo, o centro de São Paulo e bairros adjacentes. Esse público desperta o interesse de ambulantes que comercializam suas mercadorias no calçadão desse terminal. Por isso, a blitz da subprefeitura atuou também nesse ponto.