Hoje é um dia para viver a cidade de São Paulo sem carro

Para marcar a data, será promovida uma bicicletada com saída prevista para as 14h, na sede da Secretaria do Verde, seguindo até a Câmara Municipal.

Usar o transporte público, andar a pé ou de bicicleta e incentivar a carona. Estas são as principais tarefas para hoje - o Dia Sem Carro, uma campanha mundial que conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo.

O prefeito de São Paulo e os secretários municipais do Verde e Meio-Ambiente, de Transportes, de Coordenação de Subprefeituras, de Participação e Parceria e de Comunicação, além do presidente da CET e do presidente da SPTrans, aderiram pessoalmente ao movimento e utilizarão transporte público ou bicicleta nesse dia. O movimento conta com o apoio do AgitaSampa e da Associação Brasileira de Pedestres - ABRASPE/SP.

Para marcar a data, será promovida uma bicicletada com saída prevista para as 14h, na sede da Secretaria do Verde, na rua do Paraíso, 387, seguindo até a Câmara Municipal, onde os ciclistas serão recebidos pelo Presidente da Câmara, Roberto Trípoli, que apóia a manifestação. Além da bicicletada, a Câmara Municipal apreciará um Projeto de Lei para colocar o Dia Sem Carro no calendário oficial da Cidade de São Paulo.

Divulgação

A São Paulo Transportes colocou em todos os ônibus que circulam pela cidade, nos terminais e em postos de venda do Bilhete Único, 17.400 "Jornal do Ônibus", convidando as pessoas a participarem da campanha. Além disso, faixas estão sendo distribuídas pelos bairros da capital e desde ontem, mensagens eletrônicas incentivando a população a aderir à campanha são veiculadas nos painéis digitais instalados nos terminais.

Também foi publicado na edição de terça-feira (20/09) do Diário Oficial da Cidade de São Paulo um cartaz em sua página central, incentivando os funcionários da administração direta, indireta e autarquias da Prefeitura da cidade a deixarem seus carros em casa no dia 22 de setembro.

Sérgio Bianco, do Conselho Diretor do Instituto Rua Viva, acredita que o fato de uma cidade do porte de São Paulo apoiar o Dia Sem Carro significa a oportunidade de partir para uma mudança de paradigma, fazendo uma reflexão sobre mobilidade. “Precisamos economizar recursos naturais, poupar o meio ambiente, partir para uma maior qualidade de vida." Bianco lembra ainda que a cidade de São Paulo, por seu porte e importância, serve como exemplo para todo o Brasil.

Movimento mundial

Como seria a vida numa metrópole como São Paulo se as pessoas deixassem seus carros em casa e utilizassem o transporte público, bicicletas e outros meios de locomoção, ou se fizessem uso racional de seus veículos? O Dia Sem Carro, manifestação que acontece em cidades de diversos países do mundo, sempre no dia 22 de setembro, é a ocasião ideal para refletir sobre isso.

O movimento surgiu em 1998, por iniciativa francesa, e contou, naquele ano, com a adesão de 35 cidades da França. No ano 2000, a campanha ultrapassou as fronteiras francesas e tornou-se uma bandeira européia. Em 2002, a mobilização incluiu a Semana Européia da Mobilidade. No ano passado, mais de 1.500 cidades, de 40 países, aderiram ao movimento.

No Brasil o movimento começou em 2001, e em 2004 contou com a participação de 63 municípios, entre os quais Campinas, Guarulhos, Londrina, Natal, Santos, Vitória, Belém, Campo Grande, Belo Horizonte, Aracaju, Joinville, Porto Alegre, São Luiz, Niterói, Salvador e Teresina.

O objetivo da jornada é incentivar a reflexão a respeito de alternativas para a mobilidade sustentável e para a paz. Trata-se de um movimento internacional em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, proporcionando às pessoas oportunidade para descobrir outras formas de transporte e de viver este dia sem restrições à sua mobilidade.

A idéia principal é conscientizar a população sobre os problemas causados por um modelo de mobilidade baseado no automóvel, sobre as possibilidades de uso racional e solidário dos carros e também sobre alternativas de locomoção como, o uso do transporte coletivo, da bicicleta ou simplesmente andar a pé.

Para participar é simples. Basta deixar o carro em casa e usar transporte público, bicicleta, os pés ou qualquer outro meio de locomoção que não o veículo individual. Vale também apostar na carona, ampliando o número de passageiros transportados em um único carro.

Com saída prevista para as 14h, na Secretaria do Verde e Meio Ambiente, a bicicletada pelo Dia Sem Carro promete reunir um grande número de ciclistas interessados em melhorar as condições de mobilidade em São Paulo. Eles descerão pela rua Vergueiro rumo à Liberdade, chegando até o destino final - a Câmara Municipal.