Oca abriga exposição gratuita sobre Boas Práticas Ambientais

Exposições, palestras e oficinas gratuitas sobre o meio ambiente tiveram espaço neste fim de semana no Parque Ibirapuera.

A II Mostra de Boas Práticas Ambientais, promovida pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, ocorreu neste fim de semana agregando experiências na área de eco-design, reciclagem, eco-vilas, agricultura orgânica e projetos de redução e aproveitamento de matérias primas.

O público interessado em iniciativas voltadas para a sustentabilidade e para a melhoria da qualidade de vida pôde conhecer várias propostas, como a das eco-vilas e eco-bairros. São empreendimentos nos quais as comunidades buscam uma nova forma de se relacionar com os espaços onde vivem, suprindo suas necessidades de modo sustentável.

Quem visitou a exposição pôde também entender como funciona um biodigestor tubular, equipamento que transforma, por meio de reação química, dejetos de animais em gás metano e adubo. Um simulador do processo esteve em funcionamento durante o evento. Além disso, foram oferecidos oficinas e jogos para a garotada e uma série de palestras ligadas ao tema.

Entre os destaques da programação apresentada está a participação da Universidade Mackenzie, que levou três projetos:

Design Possível - desenvolve pesquisas e realiza, com organizações não governamentais, a construção de peças artísticas a partir de refugos e resíduos, coordenado pelo professor Ivo Pons.

Projeto Desabrigados - trouxe como proposta a construção de móveis de papelão para auxiliar a reestruturação de famílias atingidas por enchentes, também sob a coordenação do professor Ivo Pons.

Grupo Anima Lixo - trabalha a Educação Ambiental ludicamente a partir de personagens criados sob a temática dos resíduos sólidos, coordenado pela professora Henny Rosa Favaro.