Exposição traz a história do transporte coletivo de São Paulo

A mostra apresenta a história do transporte coletivo de São Paulo através de textos e mais de 80 fotografias, material cedido pelo Museu de Transportes Públicos Gaetano Ferolla.

A São Paulo Transporte inaugura, no próximo sábado (01/10), uma exposição cultural no Terminal Grajaú, Zona Sul da Capital. A mostra apresenta a história do transporte coletivo de São Paulo através de textos e mais de 80 fotografias, material cedido pelo Museu de Transportes Públicos Gaetano Ferolla. As fotos ficarão expostas até o dia 9 de outubro.

São imagens de veículos antigos, como as dos primeiros bondes a circular no Brasil, no Rio de Janeiro (em 1859) e São Paulo (em 1872), e de máquinas mais recentes, como o primeiro trólebus de fabricação nacional, produzido em 1960. Segundo os organizadores, a exposição no Terminal do Grajaú (Rua Giovani Bononcini, 77) é apenas uma amostra do que o público pode encontrar no museu, que tem entrada gratuita e é administrado pela SPTrans.

Museu

A romântica imagem da cidade de são Paulo do século 19, com seus bondes abertos puxados por animais, continua preservada no Museu de Transportes Públicos Gaetano Ferolla. O local guarda relíquias como bondes e trólebus.

No jardim que recebe os visitantes, bancos e luminárias retratam a década de 20. lá está instalado um bonde de areia, cuja função era espalhar areia nos trilhos para evitar derrapagem dos veículos que carregavam passageiros.

Aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, o museu fica na avenida Cruzeiro do Sul, 780, próximo à estação Armênia do metrô. Visitas de escolas ou grupos podem ser agendadas pelo telefone 3315-8884.