Spallas se encontram à frente da Orquestra Sinfônica Municipal

Cláudio Cruz e Martin Tuksa se apresentarão juntos no “Concerto para Violino em Ré Menor, op. 47” de Jean Sibelius.

Os violinistas Cláudio Cruz e Martin Tuksa encontram-se no palco do Theatro Municipal de São Paulo no próximo domingo (2/10), às 11h. Enquanto o primeiro apresenta-se como regente convidado da Orquestra Sinfônica Municipal, Tuksa, que é spalla (primeiro violinista) da orquestra, sola o “Concerto para Violino em Ré Menor, op. 47” de Jean Sibelius.

Como violinista, Cruz já recebeu inúmeros prêmios e tocou em vários países, como França, Itália, Hungria, Uruguai e Chile entre outros. Além de ser o primeiro violino do renomado “Quarteto Amazonas”, o instrumentista foi, por 16 anos, o spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Como regente, já esteve à frente de grupos como a Sinfônica de Brasília, a Nacional do Rio de Janeiro, e a Sinfônica de Curitiba. Atualmente, é diretor musical da Orquestra Sinfônica de Campinas.

Martin Tuksa, por sua vez, integra desde 2003 o grupo de instrumentistas da Orquestra Sinfônica Municipal. Austríaco de nascimento, graduou-se nas Universidades de Música de Graz e de Viena, em violino, viola e regência. Tocou na Europa, nos Estados Unidos e no Japão antes de vir para o Brasil. Ele solará o “Concerto para Violino em Ré Menor, op. 47”, do finlandês Jean Sibelius (1865-1957), considerada uma das obras mais difíceis já compostas para violino e orquestra.

Para abrir o programa, foi escolhida a abertura da ópera “Salvator Rosa”, do compositor brasileiro Antonio Carlos Gomes (1836-1896), em que são apresentados dois temas recorrentes na ópera.

Para fechar o espetáculo, a Orquestra Sinfônica Municipal interpreta a “Sinfonia nº7” de Anton Dvórak (1841-1904), tida por especialistas como a melhor do compositor tcheco.

Serviço

Local:
Theatro Municipal
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro
Data e horário: Domingo, 2/10, às 11h
Preço: De R$ 10 a R$ 14
Telefone: 222-8698