Subprefeitura Mooca realiza operações de combate à poluição visual

Faixas e cartazes colados em muros e postes de iluminação vêm sendo retirados pela Subprefeitura Mooca. Responsáveis já foram multados.

Desde o mês de maio, agentes de apoio da Subprefeitura Mooca realizam pintura de muros e retirada dos lambe-lambes de postes e paredes, aqueles papéis colados, difíceis de serem retirados e que poluem demasiadamente as principais ruas e avenidas da capital. Cerca de 40 multas já foram aplicadas aos infratores, no valor de R$ 1 mil por cartaz ou muro pintado.

A remoção dos anúncios compete à subprefeitura quando afixados em equipamentos ou área pública e, quando se tratar de muro particular, a responsabilidade é do proprietário.

Graças a essas operações sistemáticas implementadas pela subprefeitura, com o objetivo de diminuir os efeitos da poluição visual, também o número de apreensões de faixas, penduradas irregularmente entre postes e árvores, vem caindo mês a mês.

No início do ano cerca de 450 faixas eram retiradas todas as semanas, hoje esse número gira em torno de 180, caiu para menos da metade. Outro dado expressivo é a redução da quantidade de cavaletes contendo anúncio de imóveis à venda pelas ruas da região.

O subprefeito da Mooca, conclui que “é compreensivo os anunciantes buscarem meios de chamar a atenção dos consumidores para seus produtos ou serviços, entretanto, devem buscar, com criatividade, alternativas de acordo com a legislação vigente, que não comprometam a qualidade de vida das demais pessoas nem danifiquem o patrimônio público. Colagens em postes e muros são inaceitáveis".