Prefeitura inaugura mais uma brinquedoteca em São Paulo

A brinquedoteca Raí, vinculada ao Projeto “Brincar é coisa séria”, foi inaugurada hoje no Centro de Convivência e Cooperativa do Jaçanã (CECCO) e será usado na oficina de crianças do Hospital Dia Infantil da região.

A população da cidade de São Paulo conta com mais um espaço lúdico. Nesta sexta-feira (30/09), foi inaugurada brinquedoteca Raí, vinculada ao Projeto “Brincar é coisa séria”.

O equipamento está situado no Centro de Convivência e Cooperativa do Jaçanã (CECCO) e será usado na oficina de crianças encaminhadas do Hospital Dia Infantil da região.

De acordo com a Lei que entrou em vigor há uma semana, todo hospital público pediátrico deve ter instalações para de uma brinquedoteca. A rede municipal já trabalhava para cumprir essa obrigação antes do determinado e também já implantava diversas brinquedotecas em unidades de saúde.

De acordo com os estudos realizados pelo Centro de Recursos Humanos da Secretaria Municipal da Saúde, mais de 430 crianças e adolescentes, entre 03 e 17 anos, são atendidas, por mês em cada uma das 50 brinquedotecas espalhadas pelo município.

História

O primeiro espaço lúdico foi inaugurado em 2002 no Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) (Brinquedoteca do Betinho) e depois foi expandido para outros locais da rede de saúde.

O movimento de implantação de brinquedotecas se desenvolveu através das redes de parcerias, tecidas também com a sociedade civil, com patrocínio de móveis e brinquedos. Dos 50 locais destinados ao entretenimento 34 são patrocinadas pelo Banco Santander e contam com o apoio do Comitê Betinho dos Funcionários do Santander Banespa.