EMURB inicia içamento de vigas no Complexo Real Parque

Para a operação foram contratados dois guindastes que suportam até 250 toneladas, para levantar 157 vigas pré-moldadas - o peso de cada uma das vigas oscila entre 86 e 117 toneladas.

A Empresa Municipal de Urbanização (EMURB) iniciou, nesta sexta-feira (30/09), o içamento das vigas de sustentação da alça Santo Amaro--Jornalista Roberto Marinho, parte integrante do Complexo Viário Real Parque.

Para a operação foram contratados dois guindastes que suportam até 250 toneladas, para levantar 157 vigas pré-moldadas - o peso de cada uma das vigas oscila entre 86 e 117 toneladas.

No local há outra alça em construção, a qual fará a ligação da avenida Jornalista Roberto Marinho com a marginal Pinheiros. Na construção das duas alças a Prefeitura está investindo recursos da ordem de R$ 34,4 milhões.

O valor total do contrato para a construção do complexo é de cerca de R$ 147 milhões, que exclui os projetos executivos, obras de arte, infraestrutura viária iluminação pública, remanejamento de interferências, terraplanagem, micro e macrodrenagem, arruamento, pavimentação e paisagismo.

As obras, com prazo de conclusão até meados do próximo ano, têm como objetivo desafogar o trânsito caótico da região, com a eliminação do cruzamento das avenidas Jornalista Roberto Marinho com Luís Carlos Berrini e possibilitando o acesso direto a marginal Pinheiros.

As obras do Complexo Viário Real Parque foram retomadas pela atual administração em maio deste ano, tendo sido paralisadas no mês de fevereiro para revisão técnica e financeira do projeto. Elas fazem parte da Operação Urbana Água Espraiada.

A continuidade da obra da ponte depende de projeto executivo ainda em elaboração e de imprescindíveis modelagens estruturais, particularmente de testes em “túnel de vento”, de forma a garantir completa segurança à concepção estrutural adotada.