Ilume realiza mutirão de iluminação no final de semana

Além da rotina normal de serviços durante a semana, as empresas que prestam serviços de manutenção de iluminação à cidade também estão atualmente realizando forças-tarefas nos finais de semana como esta para regularizar o atendimento na rede de iluminação da cidade

O Ilume (Departamento de Iluminação Pública), substitui, neste fim de semana, cerca de 20 mil metros de cabos em São Paulo.

Além da rotina normal de serviços durante a semana, as empresas que prestam serviços de manutenção de iluminação à cidade também estão atualmente realizando forças-tarefas nos finais de semana como esta para regularizar o atendimento na rede de iluminação da cidade.

Desde o dia 20 de agosto, quando o mutirão de manutenção teve início, até o dia 10 de outubro, já terão sido instalados 70 mil metros de cabos de iluminação na cidade e substituídas 13 mil lâmpadas.

Para que se tenha uma idéia, só no primeiro semestre desse ano foram roubados 850 quilômetros de fiação, com um custo de R$ 3,5 milhões. Com os mutirões e esforço concentrado realizados no último mês, o número de protocolos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) diminuiu em 27% e o índice pendências na manutenção (pontos escuros ou com algum dano) passou de 6% a 3%.

O secretário de Serviços pretende, chegar, até o fim do ano, a 1,5% de pontos com algum problema, de um parque de 518 mil lâmpadas existentes em São Paulo, 47 mil vias e 15 mil quilômetros de extensão.

Ampliação dos pontos de luz

A ampliação da rede de iluminação iniciou, em regime de emergência, no dia 2 de setembro e já foram instalados 240 novos pontos de luz, beneficiando cerca de 9,6 mil pessoas. O programa prevê a instalação de 3,6 mil novos pontos em ruas que estão hoje às escuras na periferia da cidade.

Os trabalhos foram iniciados nas Subprefeituras de Cidade Tiradentes, Vila Prudente, São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo, São Mateus, Campo Limpo e Capela do Socorro.

Paralelamente ao contrato de emergência, um novo edital referente a serviços de ampliação da rede de iluminação será publicado na próxima semana, tendo como objetivo a contratação para instalação de 36 mil novos pontos de luz. Com a instalação dos novos pontos, a rede de iluminação da cidade será ampliada em aproximadamente 8%.