Prefeitura vistoria obras do Viaduto Orlando Murgel

O viaduto é um dos sete na cidade que têm suas obras de recuperação estrutural retomadas este ano.

O prefeito de São Paulo inspecionou nesta segunda-feira (3/10) as obras do Viaduto Engenheiro Orlando Murgel, importante ligação da Zona Norte/Marginal Tietê com o Centro.

O Orlando Murgel é um dos sete viadutos da cidade cujas obras de recuperação estrutural estão sendo retomadas pela atual gestão este ano: Ponte Roberto Zuccolo (ou Cidade Jardim) e Viaduto Pacheco Chaves (em andamento); e Viaduto Conselheiro Carrão, Elevado Glicério - Fase II, Viaduto Santo Amaro e Viaduto Alberto Badra (Aricanduva), nas próximas semanas.

“O que estamos fazendo aqui é um reforço do viaduto para que ele possa suportar uma carga maior. Há alguns problemas na estrutura, mas não são sérios”, explicou o secretário municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras, que mostrou ao prefeito cada trecho da intervenção, tanto embaixo do viaduto como nas duas faixas superiores que estão interditadas.

A atual Administração recebeu 17 obras de viadutos interrompidas, como, por exemplo, a do Pacaembu e a do Beneficência Portuguesa. Com o total de R$ 20 milhões liberado para essas obras em 2005, a Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras priorizou sete, após avaliação técnica. “Hoje a obra que nos preocupa mais é a da ponte Cidade Jardim, por conta da interdição de faixas na Marginal”, comentou o secretário.

Etapas

As obras de recuperação do Viaduto Orlando Murgel, com início em abril de 2002 e paralisação desde abril de 2003, foram retomadas no dia 15 de agosto deste ano com cerca de 34% do contratado. A conclusão está prevista para agosto de 2006, mas o secretário de Infra-Estrutura acredita que seja possível concluir antes.

Na parte inferior, os pilares estão recebendo uma nova “armadura” de concreto. Na parte superior, o piso por onde passam os carros está com duas faixas, das seis existentes, interditadas. Pelo viaduto passam, em média, 5 mil veículos por dia, e a interrupção tem provocado engarrafamentos, principalmente na parte da manhã.

O objetivo é concluir o recapeamento dessas faixas até o final do ano, o que provocará alívio no trânsito e facilitará a corrida de São Silvestre, que tem um trecho do circuito sobre o viaduto.

O custo da reforma, que vai possibilitar nova vida útil à estrutura de mais 30 anos, é de R$ 9,7 milhões. Até 2004 foram gastos R$ 2 milhões e para este ano foram liberados R$ 4 milhões.

O Orlando Murgel, sob o qual passam os trilhos da CPTM (duas linhas ferroviárias com destino final nas Estações Luz e Júlio Prestes) tem 560 metros de extensão, 33 metros de largura e é composto de duas partes: a primeira foi construída em 1960 e a segunda em 1970.

Para 2006, está prevista a retomada das obras de outros viadutos, como o da Florêncio de Abreu. “Além disso, estamos revendo todos os 200 viadutos na cidade sob a responsabilidade da Prefeitura, porque podem surgir mais problemas”, sinalizou o secretário.