Subprefeitura da Casa Verde encaminha moradores de rua para albergues

Durante cinco meses a Supervisão de Assistência Social (SAS) realizou abordagens no intuito de retirar os moradores de rua do local e transferi-los para um albergue.

A Subprefeitura da Casa Verde/Cachoeirinha, através de uma ação conjunta entre a Coordenadoria de Assistência e Desenvolvimento Social (CASD) e Coordenadoria de Infraestrutura Urbana e Obras (CIUO), retirou na semana passada os moradores de rua que tinham se abrigado numa casinha - onde está instalada uma bomba da Sabesp – localizada na alça da ponte da Casa Verde. Eles foram transferidos para um albergue.

Quinze pessoas utilizavam o espaço como moradia desde o mês de maio. Destes, dez eram jovens e cinco adultos. O líder foi identificado como Ricardo – sobrenome ele não quis informar – possui 2o grau completo. Segundo ele, oito dos adolescentes que ficavam no espaço eram usuários de drogas.

Durante cinco meses a Supervisão de Assistência Social (SAS) realizou abordagens no intuito de retirar os moradores de rua do local e transferi-los para um albergue. Eles se recusaram a sair todas as vezes. Também foi oferecido treinamento de informática e aulas práticas em oficinas para que eles pudessem ter uma alternativa de renda para recuperar suas vidas. Nenhum deles aceitou.

Outra opção feita pela SAS foi a de se integrarem na ONG Ocas no bairro Brás. O líder do grupo aceitou o convite e até hoje ajuda a confeccionar revistas e vendê-las em semáforos. Parte da renda é revertida para ele.

Segundo a SAS, como foram feitas seis abordagens e não foi obtido sucesso na retirada das pessoas do espaço da Sabesp, foi sugerido que a construção de um muro para isolar a área, impedindo que os moradores de rua entrem no local.