Prefeitura aumenta número de vagas e melhora serviços nos albergues

A prefeitura trabalha para aumentar a quantidade de vagas nos albergues, melhorar a qualidade dos serviços e facilitar o acesso aos abrigos.

A prefeitura trabalha para aumentar a quantidade de vagas nos albergues, melhorar a qualidade dos serviços e facilitar o acesso aos abrigos. Foi o que afirmou o prefeito de São Paulo durante inauguração das novas instalações do Albergue Portal do Futuro, na Rua Deoclesiana, no Bom Retiro, nesta quarta-feira (05/10). A seguir, o prefeito e vários secretários municipais se dirigiram à Praça Princesa Isabel, nos Campos Elíseos, onde inauguraram também o novo prédio do Albergue Luz.

O prefeito aproveitou para explicar o processo de descentralização dos albergues, que visa ampliar o atendimento em outros bairros da cidade. “Cerca de 90% das vagas em albergues estão na Região Central. Mas, na Região Central, vivem 60% dos moradores (que necessitam dos albergues). Ou seja, é preciso um grande deslocamento pra poder chegar até o albergue. Dessa constatação, surge a necessidade da descentralização, de nós termos mais unidades fora do Centro da cidade”, disse o prefeito.

Para detalhar os cuidados que a atual gestão vem tendo na melhoria dos albergues, o prefeito citou as obras nos novos albergues que inaugurou. O Portal do Futuro funciona num prédio de três andares, totalmente reformado, com capacidade para 310 pessoas - 250 são vagas fixas e 60 no Núcleo de Serviços durante o dia.

Oferece dez dormitórios, dos quais um feminino e nove masculinos - um deles com oito vagas adaptado para deficientes. A Prefeitura investirá R$ 840 mil ao ano e a administração será em parceria com a ONG CROPH (Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana).

Anteriormente o albergue funcionava na Rua 25 de Janeiro, na Luz, e, embora o número de vagas fosse o mesmo, o local era insalubre, com instalações sanitárias precárias, e quartos sem privacidade, recebendo até 100 pessoas num mesmo cômodo.

No caso do Albergue Espaço Luz, a capacidade de atendimento é de 132 homens em situação de rua, num prédio de cinco andares também totalmente reformado, na Praça Princesa Isabel. Oferece 10 apartamentos - com 10 usuários em cada um -, refeitório, lavanderia, bagageiro e sala de TV. Promove também aulas de alfabetização, jogos de dominó palestras e rodas de conversa. Os investimentos da Prefeitura são de R$ 243,6 mil ao ano.

Antes, o albergue funcionava na Rua Brigadeiro Tobias, com espaços reduzidos, onde faltava cozinha. Ao citar o esforço da Prefeitura em abrir novas vagas, Serra destacou que 1000 novas pessoas foram dirigidas aos albergues durante a Operação Frentes Frias, encerrada no último dia 30, e que aumentou o atendimento a moradores de rua no período de inverno. Foram 90 mil abordagens a pessoas, 60% a mais que nos anos anteriores - em 2004, por exemplo, houve 53 mil abordagens.