Obras do córrego Cordeiro começam em dois meses

A Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras realizou obra de emergência, e durante sua execução vistoriou outros trechos da galeria, localizando novos pontos de rachaduras na laje.

A Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras (Siurb) abriu licitação pública para recuperação estrutural da galeria do córrego Cordeiro, na região de Cidade Ademar, Zona Sul de São Paulo.

O córrego está localizado entre a avenida Durval Pinto Ferreira e avenida Visconde de Santa Isabel num trecho de cerca de 64 metros. O valor estimado da obra é de R$ 460 mil, com prazo de 120 dias para conclusão, após a assinatura do contrato.

Em janeiro de 2005 um trecho de aproximadamente 10 metros da laje da galeria do córrego Cordeiro solapou abrindo uma cratera no centro da praça na avenida Durval Pinto Ferreira com a avenida Visconde de Santa Isabel. A Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras realizou obra de emergência, e durante sua execução vistoriou outros trechos da galeria, localizando novos pontos de rachaduras na laje.

O local foi sinalizado por tapumes, foram feitas proteções nas laterais do córrego, que, conforme avaliação técnica necessita de obras além do trecho emergencial. Imediatamente iniciou-se estudo do local e a execução de projeto e licitação de obra de recuperação estrutural da galeria.

O Superintendente de Obras Viárias, Luis Bastos Lemos explicou que a obra não foi concluída em 30 dias como foi inicialmente previsto porque após uma avaliação feita, depois de escavada a terra e retirada uma parte da laje que estava ruindo, constatou-se que o problema da galeria era muito maior do que aparentava.

O Superintendente afirmou que a obra será retomada entre 40 a 60 dias, e a empresa que vencer a licitação pública fará uma laje nova no trecho, removerá a antiga laje, reforçará a galeria no trecho previsto, e por último fará a recomposição da praça e do pavimento.