Projeto Capacita Sampa fecha a primeira parceria

O Projeto Capacita Sampa vai oferecer cursos profissionalizantes para jovens de 16 a 20 anos, que receberão uma bolsa de R$ 200.

A Secretaria Municipal do Trabalho fechou a primeira parceria do Projeto Capacita Sampa/Responsabilidade Social durante evento realizado ontem, quinta-feira (6/10), no auditório da FATEC- Zona Leste.

A entidade escolhida é o Centro Nacional de Cidadania Negra (CENEG) que desenvolve trabalhos de inclusão social e capacitação profissional na área de informática na região de Itaim Paulista e São Miguel. Com o acordo, o CENEG irá investir R$ 200 mil em cursos de capacitação para jovens carentes da região.

O Projeto Capacita Sampa vai oferecer cursos profissionalizantes para jovens de 16 a 20 anos, que receberão uma bolsa de R$ 200. Nesta nova fase do projeto, a participação da iniciativa privada torna-se fundamental no processo de auto-sustentabilidade.

Ou seja, ao invés de somente ensinar uma profissão, o Capacita Sampa/Responsabilidade Social tem como meta a reinserção do jovem ao mercado de trabalho por intermédio das próprias empresas parceiras.

O Capacita Sampa se divide em duas frentes. Na primeira, a Prefeitura oferece o curso de capacitação e a bolsa de R$ 200. Na segunda, o governo fornece a bolsa e incentiva que entidades privadas e do terceiro-setor se responsabilizem pela capacitação profissional. Em ambos os casos, a Secretaria Municipal do Trabalho é quem organiza as parcerias e monitora o andamento dos cursos.

As regras para o Capacita Sampa e o Capacita Sampa/Responsabilidade Social são as mesmas. O candidato deve ter entre 16 a 20 anos, ser aluno da rede oficial de ensino ou ter o 2º Grau concluído. Além disso, é necessário ter uma renda per capita familiar de até meio salário mínimo, residir em São Paulo há pelo menos dois anos e não receber seguro-desemprego.

Para esta primeira fase, a Secretaria do Trabalho oferece 7.500 vagas. As inscrições terminam em 9 de outubro. A idéia é que, com a participação das entidades no Capacita Sampa/Responsabilidade Social, o número de vagas e as opções de cursos aumentem. Inicialmente estão sendo oferecidos cursos nas áreas de cultura, gastronomia, informática e hotelaria.

A estimativa é que com o fechamento de outras parcerias, sejam oferecidos mais cursos em áreas como cosméticos, artesanato e metalurgia. A entidade interessada em participar do Capacita Sampa/Responsabilidade Social deverá apresentar um projeto detalhado à Secretaria Municipal do Trabalho explicando a área de atuação de interesse (módulo básico ou específico).

Para ambas as frentes a estrutura é a mesma: 160 horas de reforço escolar (aulas de português, matemática e informática) e 250 horas de cursos específicos (vivência na prática). Todo o processo dura em média seis meses e tem um custo aproximado de R$ 90/mês para a entidade e R$ 200/mês para a Prefeitura. Ao final do curso, o investimento do bolsista terá sido de R$ 540/entidade e R$ 1.200 do governo.

Além de participar da formação do jovem profissional, as entidades poderão contratar o bolsista ao término do curso. Caso não seja aproveitado dentro da empresa, a Secretaria Municipal do Trabalho irá utilizar o Centro de Apoio ao Trabalho para ajudar na intermediação de mão-de-obra. Desta forma, a Prefeitura pretende aumentar os índices de empregabilidade dos jovens.

Investindo no futuro

Moradora do Itaim Paulista, Luana Aparecida de 18 anos, sonha em trabalhar como cozinheira. No entanto, lhe falta experiência. Luana, que participa há mais de um ano dos cursos de informática e administração da CENEG, já se inscreveu para o Capacita Sampa: “Quero aplicar tudo que eu aprendi no CENEG no curso de gastronomia. Tenho certeza que os conhecimentos adquiridos serão importantes na minha formação futura.”

Por trabalhar com a população jovem carente, a própria CENEG já vem divulgando o trabalho do Capacita Sampa na região da Zona Leste. O papel da ONG no processo de capacitação será o de ajudar na formação básica dos bolsistas, com aulas de informática, português, matemática, ética e cidadania e rotinas administrativas (contabilidade, telemarketing).

Segundo a Jorge Luís Kay, administrador da CENEG, o próximo passo é buscar mais parceiros para a realização do projeto: “Estamos indo atrás de empresas que queiram participar, seja cedendo espaço para a realização dos cursos ou até auxiliando na vivência prática. A idéia que nós levamos é de investimento no futuro.”