Muros de São Paulo vão ganhar uma cortina verde

A Prefeitura pretende revestir muros, paredes e colunas com plantas, formando uma cortina verde.

ATUALIZADA ÀS 17H - A Subprefeitura de Pirituba iniciou nesta sexta-feira (7/10), o primeiro plantio de "unhas de gato" na cidade, no muro da CEI Jardim Taipas. Após a limpeza do muro que estava pichado, a subprefeitura fez o plantio de 100 mudas da planta.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, pretende cobrir muros, paredes e colunas de próprios municipais em toda a cidade com plantas conhecidas como "unhas-de-gato" (espécie Fícus Pumila L) e "falsas vinhas" (espécie Parthenocissus Tricuspidata Planch). Essas espécies são capazes de galgar alturas superiores e, portanto, são ideais para revestimento de muros.

Para isso serão adquiridas 148.800 mudas de unhas de gato e 37.200 mudas de falsas vinhas, que serão distribuídas entre as 31 subprefeituras.

Além contribuir para a cidade, reconhecidamente carente de arborização, a medida visa também a impedir danos causados por pichação, colagem de anúncios (lambe-lambe) e outros tipos de propaganda irregular em espaços ociosos. A secretaria pretende concluir a compra das mudas até o final de outubro.