Secretaria de Serviços realiza blitz de caçambas irregulares

Até ontem, 6 de outubro, já foram apreendidas 109 caçambas irregulares nas Subprefeituras de Santana, Aricanduva/Vila Formosa, Casa Verde, Freguesia do Ó, Vila Maria/Vila Guilherme, Jaçanã/ Tremembé, Penha e Lapa.

A Secretaria de Serviços e a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras estão realizando, desde o dia 26 de setembro, blitz para apreender caçambas irregulares.

Até ontem, 6 de outubro, já foram apreendidas 109 caçambas irregulares nas Subprefeituras de Santana, Aricanduva/Vila Formosa, Casa Verde, Freguesia do Ó, Vila Maria/Vila Guilherme, Jaçanã/ Tremembé, Penha e Lapa. Nesta sexta-feira (7/10), a blitz está sendo realizada na subprefeitura do Butantã.

Na operação, 13 funcionários do Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) e das Subprefeituras circulam pelas ruas à procura de caçambas irregulares, que são apreendidas com um dos três caminhões poliguindastes duplos e levadas a áreas indicadas por cada Subprefeitura.

Estima-se que cerca de 25 mil caçambas são utilizadas em vias públicas da cidade. Destas, 40% estão em situação irregular. Para combater este problema, a Secretaria de Serviços irá lançar, nas próximas semanas, um novo decreto de regulamentação de coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos de construção civil.

Um dos pontos principais do novo decreto é referente às caçambas: empresas que prestam serviços de coleta de resíduos de construção civil cadastradas no Limpurb terão de manter suas caçambas devidamente sinalizadas com identificação, faixa reflexiva, números de telefones de emergência e o SAC da Prefeitura, o telefone 156.

Também deverão informar os locais utilizados para tratamento ou disposição final dos resíduos, dentro ou fora da cidade, os quais também deverão ser licenciados pelos órgãos competentes (Cetesb). “Assim será mais ágil a identificação de caçambas irregulares. Além disso, a população poderá nos ajudar, denunciando aquelas que não estiverem bem sinalizadas”, afirma o secretário de Serviços e Subprefeito da Sé.

Para utilizar devidamente o serviço de caçamba, aquelas pessoas que vão reformar ou construir devem contratar serviços de empresas que recolhem o entulho captado. No site há um cadastro com mais de 400 empresas que recolhem entulho na cidade.

Outra forma de obter informações das empresas ou mesmo denunciar irregularidades é através do telefone da Central de Atendimento 156 ou pelo e-mail limpurbses@sac.prodam.sp.gov.br.