Parque do Trote é palco de casamento comunitário

Prefeitura aproveitou a cerimônia para anunciar o processo de revitalização do Parque do Trote, previsto para começar em novembro. Ao todo 82 casais oficilizaram a união, que contou com 2 mil convidados.

Depois de 14 anos, Olinda Pereira, de 58 anos, pôde oficializar neste final de semana sua união com Benedito Brás, de 65, e tendo um casal de padrinhos especial: o prefeito de São Paulo e a secretária de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Olinda e Benedito foram um dos 82 casais que participaram do casamento comunitário promovido pela Subprefeitura de Vila Maria no Parque do Trote, zona norte, sede de belas cerimônias no passado.

Os casais são pessoas de baixa renda dos bairros de Vila Curuçá, Cidade Nova, Parque Novo Mundo, São João e Nova Tietê. "Este casamento é uma ação simbólica para regularizar a situação de pessoas que viviam juntas há muito tempo", disse o prefeito. "Revigora a união entre eles e também resolve questões de natureza legal, que atrapalham a vida dos casais".

A documentação foi obtida pela subprefeitura junto aos cartórios da região com base na lei de gratuidade, sem nenhum custo para os casais. Muitas pessoas não tinham sequer a certidão de nascimento, sendo preciso entrar em contato com cartórios de estados do nordeste do Brasil. Por esta razão o número de casamentos foi menor que o previsto inicialmente.

A festa contou com cerca de 2 mil convidados. Houve apresentação dos músicos da secretaria de Cultura, do coral da Igreja Adventista do 7o Dia e do grupo Bruno Alves e Banda. Não faltaram o bolo nem o tapete vermelho na entrada. O prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar o processo de revitalização do Parque do Trote, previsto para começar em novembro. "Será uma área de lazer muito mais acolhedora que hoje".

O prefeito e a secretária ainda foram padrinhos da filha de Olinda, Andréa, que se casou com José do Egyto. Os outros 80 casais também tiveram padrinhos ilustres, como os secretários de Coordenação das Subprefeituras, Verde e Meio Ambiente, Cultura e a secretária-adjunta de Participação e Parceria. O subprefeito de Vila Maria também foi padrinho de um dos casais.