Ilume retoma ritmo normal de manutenção de lâmpadas e cabos em São Paulo

Nova dinâmica de trabalho gerou queda de 27% no número de reclamações e diminuiu de 6% para 3% o índice de pontos escuros na cidade.

Desde o dia 20 de agosto, a Secretaria de Serviços vem retomando o ritmo dos trabalhos para melhorar a iluminação pública em São Paulo. Nesse período, cerca de 300 funcionários do Ilume (Departamento de Iluminação Pública) e das empresas de manutenção trabalham durante 24 horas, inclusive nos finais de semanas nas ruas, reinstalando cabos e lâmpadas.

Essa nova dinâmica nos serviços foi responsável por uma diminuição de 27% no número de solicitações recebidas pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Prefeitura, de cerca de 1,1 mil para uma média diária de 844 em setembro. Além disso, das 518 mil lâmpadas de São Paulo, a proporção de pontos escuros baixou de 6% para 3%. A meta da Secretaria de Serviços é chegar a um índice de 1,5% ainda este ano.

Em pouco mais de um mês, foram instalados mais de 80 mil metros de cabos. Para que se tenha uma idéia, só nos primeiros seis meses deste ano, foram furtados 850 mil metros de cabos. A troca de lâmpadas apagadas isoladas voltou ao seu ritmo normal - desde 20 de agosto, foram 19 mil trocas.

Outro lote de 20 mil lâmpadas já foi comprado e está em estoque para próximas trocas, e 50 mil metros de cabos estão sendo comprados pelas empresas de manutenção para instalar os cerca de 70 mil cabos que atualmente são roubados por mês na cidade. Com isso, os serviços de manutenção voltaram ao seu nível normal de atendimento.

O programa de ampliação de pontos de luz chegou a 95 novas instalações em bairros da periferia (beneficiando cerca de 4,7 mil pessoas) das Subprefeituras de Ermelino Matarazzo, São Miguel, Cidade Tiradentes, Vila Prudente, São Mateus, Campo Limpo e Capela do Socorro.

Tais medidas estão sendo tomadas para normalizar os serviços de iluminação pública na cidade de São Paulo, que desde o fim do ano passado foram prejudicados.