Prefeito vistoria calçadas na zona Oeste e pede a moradores que ajudem na sua conservação

A intenção era alertar os proprietários dos imóveis para estes problemas, uma vez que as calçadas são de responsabilidade dos moradores e não da Prefeitura.

Moradores e comerciantes da avenida Heitor Penteado, na zona oeste, foram surpreendidos nesta segunda-feira (10/10) pelo prefeito de São Paulo, que percorreu as quadras entre as ruas Inácio Pereira da Rocha e Oscar Caravelas, alertando para o estado de conservação das calçadas.

No caminho do prefeito, buracos, pedras soltas e obstáculos que atrapalham o pedestre e podem provocar acidentes. A intenção era alertar os proprietários dos imóveis para estes problemas, uma vez que as calçadas são de responsabilidade dos moradores e não da Prefeitura.

O prefeito iniciava a conversa com os comerciantes e moradores perguntando o que tinham achado do recapeamento do asfalto da Heitor Penteado. Após ouvir respostas como “está muito bom”, o prefeito cobrava: “então agora só falta a calçada”. A maioria das pessoas entendeu o recado e se comprometeu a colaborar.

“Eu disse a muitos que se não consertarem a calçada, Prefeitura será obrigada a multar”, afirmou o prefeito. O secretário de Coordenação das Subprefeituras apontava as irregularidades passíveis de penalidades. O prefeito acredita que muitas vezes os proprietários de imóveis têm calçadas mal conservadas por falta de atenção ou por desconhecer que é deles a responsabilidade.

“Andar pelas calçadas de São Paulo se transformou num grande perigo, tem gente que quebra a perna por causa de um buraco”.

De acordo com a Lei nº 13.885 de 2004 regulamentada em maio deste ano, que define o padrão dos passeios públicos da cidade, as calçadas devem garantir “mobilidade e acessibilidade para todos os usuários, assegurando o acesso, principalmente, de idosos e pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida”.

Além disso, “os passeios, caminhos e travessias deverão ser projetados e implantados de forma a não causar riscos de acidentes”.