Prefeito sanciona a lei que cria o “Dia da Sociedade Esportiva Palmeiras"

A sanção aconteceu no edifício Matarazzo e contou com a presença do presidente do clube, Affonso Della Monica Netto, e de toda a diretoria.

A partir de agora, o dia 20 de setembro faz parte do calendário do município de São Paulo como o “Dia da Sociedade Esportiva Palmeiras”. A sanção da lei que instituiu a data foi feita por um torcedor muito especial do clube do Parque Antártica, o prefeito de São Paulo.

O projeto (229/1996), aprovado pela Câmara Municipal, é de autoria do vereador Edvaldo Estima, também palmeirense e a data escolhida simboliza a mudança do nome original da agremiação, “Palestra Itália”, para a atual denominação do clube, em 1942, em plena Segunda Guerra Mundial.

Com a sanção da lei, já são quatro os clubes paulistanos que integram a galeria de homenagens com dias comemorativos: Corinthians (1º de setembro), Palmeiras (20 de setembro), Portuguesa de Desportos (14 de agosto) e Juventus (20 de abril).

O presidente do Palmeiras, Affonso Della Mônica Netto, bastante emocionado, fez um breve relato da história do clube. Ele lembrou que a troca do nome foi uma exigência do governo brasileiro, devido ao fato de o clube ter sido fundado por imigrantes vindos da Itália, país que fazia parte do chamado Eixo, ao lado da Alemanha e do Japão, contrapondo-se ao bloco dos Aliados, do qual fazia parte o Brasil. O novo nome foi “inaugurado” num jogo contra o São Paulo, no Pacaembu, e o Palmeiras venceu por 3 a 1.