Subprefeitura de Pinheiros realiza reunião do Comuda

Evento discutiu políticas públicas sobre a prevenção e tratamento do abuso e dependência de álcool e drogas.

A Subprefeitura de Pinheiros foi sede, nesta segunda-feira (10/10), de uma reunião do COMUDA - Conselho Municipal de Drogas e Álcool. O evento foi prévio para a II Conferência Municipal de Participação e Atenção às drogas, que será realizada nos dias 1º e 2 de dezembro.

O Comuda é formado por pessoas da sociedade civil, cientistas, participantes das Secretarias Municipais e vereadores.

O evento teve dois objetivos, discutir com a comunidade local políticas públicas referentes à prevenção e tratamento do abuso e dependência de álcool e drogas; e a criação de um conselho regional, para compreender e estimular as discussões sobre o tema em questão.

As informações sobre drogas são de fundamental importância para conscientizar a população sobre a degradação física e moral causada por elas. A idéia destes conselhos é que a sociedade discuta e compreenda a situação. Em abril foi implantado na Praça de Atendimento da Subprefeitura de Pinheiros, o primeiro Centro de Informação sobre Drogas (CID) instalado nas subprefeituras, em parceria com a Associação Parceria Contra Drogas (APCD). O CID tem como objetivo fornecer suporte e informações sobre a prevenção e o uso das drogas.

O evento desta segunda-feira começou com a apresentação da peça teatral “Sou esperto pra xuxu”, onde os atores encenaram situações de consumo de drogas e álcool, para conscientizar as pessoas sobre o mal causado por tais substâncias. No final, também contou com a participação da ONG “CISA” - Centro de Informação sobre Saúde e Álcool, que tem como missão ser referência na informação embasada cientificamente sobre o assunto saúde e álcool.

Diretrizes Básicas

Entre as principais diretrizes traçadas pelo Comuda, está o combate às drogas legalizadas (álcool e do tabaco), sem tirar a atenção para as demais. Além disso, as políticas públicas estabelecidas enfocarão a infância e a juventude.

Segundo pesquisa realizada em 2002 pelo Cebrid - Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas - 52,2% dos homens e 44,7% das mulheres entre 12 e 17 anos, já consumiram drogas ao menos uma vez na vida. No caso de dependência alcoólica, a porcentagem passa para 6,9% e 3,5%, respectivamente.

Uma iniciativa prevista pelo COMUDA é a formação de um grupo de trabalho para estudar a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Vale lembrar que tal proibição está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, e estipula, como pena para o vendedor, multa e detenção de 6 meses a 2 anos.