Secretaria de Educação instala Brinquedoteca no Ibirapuera

A Brinquedoteca ficará aberta de segunda a segunda, das 7h às 19h, a partir da segunda quinzena do mês de outubro.

A manhã desta quarta-feira (12/10), Dia das Crianças, foi diferente para as alunas Daise Aparecida de Freitas Gonçalves, 12 anos, e as colegas Roseana Pereira e Samara Rodrigues Ferreira, ambas com 9. Elas estudam na EMEF Campos Sales, no bairro de São João Clímaco. Com exceção de Samara, é a primeira vez que visitam o Parque do Ibirapuera.

O passeio só foi possível graças à iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) de entregar a primeira Brinquedoteca em parque oficial da cidade. O equipamento é uma tenda de 200 metros quadrados com 800 brinquedos educativos.

As três crianças esbanjavam felicidade. Afinal, além de brincar com alguns dos jogos disponíveis dentro da Brinquedoteca, aproveitaram também para usar os equipamentos ao ar livre que o parque oferece. "Adorei o balanço", disse Daise, que jogava banco imobiliário com as amiguinhas. As duas colegas, mais tímidas, falaram pouco.

Roseana disse que gostou bastante do passeio, assim como Samara, compenetrada e "adorando jogar banco imobiliário" dentro da tenda, conforme suas palavras.

Na mesa ao lado, as alunas Vanessa de Oliveira Brito, 10, Carla Carolina Ramos Dias, 6 e Louise Cristine Brazys, 10, conversavam animadas. Elas estudam na EMEF Ruth Lopes de Andrade, na Vila Prudente (Zona Leste). Vanessa disse que se tiver chance quer visitar o parque de novo.

"Amei a Brinquedoteca porque tem jogos muito legais", disse. Sua colega Carla acha que o importante é brincar, não importa com o quê. "Brincar de tudo e com tudo!", resume. Louise concorda, empolgada: "O legal é que aqui na Brinquedoteca todo mundo se une e brinca junto".

Objetivo alcançado

Para Jairo Junqueira da Silva Filho, coordenador geral da ONG Instituto de Tecnologia Social e Educação (ITED), responsável pelos oito educadores que orientam as crianças na Brinquedoteca, o equipamento instalado hoje no parque, além dos objetivos lúdicos e pedagógicos, apresenta um diferencial.

"É a possibilidade de as crianças terem também um contato direto com a natureza e a ecologia". A opinião de Jairo é compartilhada por Heloísa Amorim Louro, coordenadora da Brinquedoteca. "Esse espaço agradável, com muita pintura, atividades dirigidas e dobraduras contribui para unir o pedagógico e o meio ambiente".

Quatro escolas

Pela manhã, 200 crianças das EMEFs Ruth Lopes de Andrade, da Vila Prudente, e Campos Sales, do Jd. São João Clímaco, visitaram o equipamento. À tarde foi a vez de outros 200 alunos brincarem no equipamento. Desta vez, das EMEFs Prof. Péricles Eugênio da Silva Ramos, do bairro de Heliópolis e Jean Mermoz, da Chácara Inglesa.

Já existe até um cronograma preparado para atender os alunos de outras coordenadorias. Em outubro a Brinquedoteca ficará à disposição dos alunos de escolas da coordenadoria do Ipiranga. Novembro é a vez de Campo Limpo e dezembro, de Santo Amaro.

Nos dois primeiros meses do ano que vem será a vez das coordenadorias de Capela do Socorro e Butantã, respectivamente. A Brinquedoteca ficará aberta de segunda a segunda, das 7h às 19h, a partir da segunda quinzena do mês de outubro.