CCSP promove projeção de filmes e debates relacionados ao tema da exclusão social

O tema central dos filmes e documentários é a vida de moradores das periferias das grandes cidades brasileiras.

"Cinema de Periferia", "Bairro de Calçada", "Nas calçadas do Rio". O tema da desigualdade social é explorado por filmes e documentários brasileiros exibidos no Brasil e no exterior. Entretanto, pela falta de acesso às salas de cinema, muitos brasileiros ficam excluídos desse entretenimento que muitas vezes traduz sua realidade.

Com o objetivo de tornar o acesso ao cinema mais democrático, a Coordenadoria da Juventude e o Centro Cultural São Paulo promovem até o dia 19 de novembro a Mostra "Cinema de Quebrada" em que são exibidos gratuitamente filmes seguidos de debates, sempre aos sábados, às 14 horas, no Centro Cultural São Paulo. O tema central dos filmes e documentários é a vida de moradores das periferias das grandes cidades brasileiras.

Neste último sábado, 08, foram exibidos seis curtas-metragens, entre eles "O Último da Fila", conto que aborda a situação de algumas das 38 mil pessoas que disputaram 600 vagas de gari. O tema do debate foi: "Linguagem - A olho nu: estética e linguagem sem frescura.

Nesse próximo sábado, dia 15, estão previstas três sessões, com destaque para "João Cândido", história do líder das Chibatas, em 1910. No episódio, muitos marinheiros morreram por más condições de tratamento.

No sábado seguinte, 22, serão apresentados mais seis filmes, entre eles "Defina-se", um manifesto audiovisual sobre a trajetória dos negros no Brasil, da senzala à periferia da cidade grande.

A programação do mês encerra-se dia 29 com a exibição de mais seis curtas, que discutem a realidade da cidade de São Paulo, abordando temas como miscigenação, questão da ocupação dos mananciais e a vida dos presidiários.

A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no local no dia da exibição, uma hora antes das sessões. O Centro Cultural fica na Avenida Vergueiro, n°1000, Paraíso. Informações sobre o evento podem ser obtidas no site do Centro Cultural.