Nova licitação moderniza o controle do trânsito

Secretaria Municipal de Transportes vai contratar equipamentos de última geração.

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) publica no Diário Oficial da Capital desta sexta-feira (14/10) edital para a licitação de 175 equipamentos multifuncionais de controle e fiscalização de trânsito (tipo radar). Esses equipamentos fazem parte da mais moderna tecnologia de fiscalização e controle do tráfego das grandes metrópoles.

Além da fiscalização com o dispositivo de Leitura Automática de Placas (LAP), eles permitem um controle integrado do trânsito, ao transmitir a uma central de operações informações em tempo real sobre fluxo, fluidez, ocupação, origem-destino e tempo de percurso dos veículos. Seus recursos possibilitam também que sejam integrados aos palmtops utilizados pelos agentes de trânsito (marronzinhos).

A licitação para a instalação e operação desses equipamentos será dividida em quatro lotes, totalizando investimento de R$ 190 milhões por um período de quatro anos. A maior novidade é a forma de pagamento às empresas vencedoras, que será fixa e não mais proporcional ao número de autuações, como anteriormente.

Esta é a segunda licitação realizada pela secretaria neste segundo semestre com o objetivo de modernizar a fiscalização e controle do trânsito da cidade de São Paulo. No dia 1° de outubro último foi publicado edital para a instalação e operação de barreiras eletrônicas na Capital (também multifuncionais), que passarão de 100 para 153 unidades.

Uma terceira licitação está sendo preparada para registradores de velocidade estáticos. Atualmente, São Paulo possui 40 equipamentos desse tipo, instalados alternadamente em 85 locais.