Parceria garante revitalização e revisteca para biblioteca na Freguesia

A reforma levou um mês para ser concluída e só foi possível graças à parceria da Subprefeitura da Freguesia do Ó com a Editora Abril. Até então, o prédio mostrava pichações e depredação nos pisos, janelas e calçadas.

Foi com poesia que a comunidade da Freguesia do Ó comemorou a conclusão da reforma da Biblioteca Municipal Thales Castanho de Andrade e a inauguração de uma Revisteca dentro do equipamento. Trata-se da primeira revisteca (espaço com acervo exclusivo de publicações no gênero revista), a ser implantada em uma biblioteca municipal da capital.

A menina Bárbara Paz declamou uma poesia de Elias José para abrir a cerimônia simbólica realizada nesta sexta-feira (14/10) na frente da biblioteca. Estavam presentes o prefeito, o vice-prefeito, o secretário municipal da Coordenação das Subprefeituras, o subprefeito da Freguesia do Ó/ Brasilândia e o presidente-editor do Grupo Abril, Roberto Civita. “Que essa poesia, muito bonitinha, seja um incentivo também para a leitura”, comentou o prefeito.

A reforma da biblioteca, que levou aproximadamente um mês para ser concluída, foi possível graças a uma parceria da Subprefeitura da Freguesia do Ó com a Editora Abril. Até então, o prédio e o acesso da Thales Castanho de Andrade mostravam marcas de degradação, com pichações, e pisos, janelas e calçadas quebradas.

Reformas

A recuperação do espaço incluiu troca de piso, pintura interna e externa, reforma de muro, troca de vidros quebrados, jardinagem, recuperação asfáltica da calçada interna e externa, construção de uma ‘grelha’ de águas pluviais, reparo de paviflex interno, revisão completa da parte elétrica e hidráulica, reforma dos banheiros, limpeza da praça em frente e pintura do escadão existente ao lado do equipamento.

A revisteca vai oferecer 33 publicações diferentes, com uma média de quatro exemplares de cada. “A Abril vai manter essa revisteca abastecida de revistas novas toda semana, todo mês”, disse Civita.

Durante a inauguração do novo espaço já tinha gente de olho no entretenimento que as revistas poderão proporcionar. Fábio Camargo, de 12 anos, achou a proposta “da hora” e planeja ler as publicações sobre esportes. O menino, que freqüenta a biblioteca desde os seus 5 anos, gosta bastante do equipamento, onde passa horas lendo ou ‘navegando’ na Internet.

Já a fisioterapeuta Érica Moreti, de 24 anos, descobriu que poderá tirar proveito da Revisteca em benefício à atualização profissional, com a leitura de títulos que abordam o tema saúde. Érica, que também freqüenta a unidade desde criança, ficou contente com a reforma. “Ficou muito boa, o visual está muito bonito. Só espero que os pichadores não acabem com tudo outra vez”, observa.

O prefeito destacou a melhoria da qualidade da biblioteca com a ampliação da oferta de leitura e o incentivo gerado pela Revisteca para que os moradores da região, na Zona Norte, passem a ler mais. “Ler faz muito bem, porque a gente aprende a escrever, a conhecer melhor o mundo, a raciocinar. Por isso acho muito importante incentivar a prática da leitura, principalmente entre os jovens”, afirmou o prefeito.

Além da Revisteca, o Grupo Abril contribuirá com a doação de 20 títulos de livros da Editora Ática e 20 títulos da Editora Scipione que integram o acervo do "Abril Educação", divisão da empresa que atua nos segmentos de livros didáticos, paradidáticos, literatura infantil e juvenil, dicionários e Atlas.

Biblioteca Thales de Andrade

O acervo da Biblioteca Municipal Thales Castanho de Andrade é formado essencialmente por livros de literatura infanto-juvenil, além de livros didáticos e paradidáticos, num total de 35.000 volumes. A biblioteca também presta serviços à comunidade em geral, como, por exemplo, de orientação à pesquisa e de acesso gratuito à Internet (sob agendamento).

A unidade desenvolve ainda alguns projetos, como “A Biblioteca visita EMEI”, “Momento de Leitura” e “Diálogos literários: o escritor nas Bibliotecas”. A Biblioteca Thales Castanho de Andrade localiza-se na rua Dr. Artur Fajardo, número 447, e funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 14h.

Outras ações da parceria

O Grupo Abril assinou termo de cooperação com a Prefeitura para ser parceiro também na reforma da Biblioteca Municipal Afonso Schmitdt, orçada em R$ 180 mil, e na implantação do Projeto Revisteca dentro daquela unidade, localizada na zona norte. Além disso, a empresa ficará responsável pela manutenção de quatro áreas verdes nas proximidades da Marginal Pinheiros.