Blitz já recolheu 174 caçambas irregulares em São Paulo

Caçambas irregulares são alvo de operação da Secretaria de Serviços desde 26 de setembro. Nesta semana, será publicado decreto que dá maior eficiência à fiscalização de caçambas.

A Secretaria de Serviços já apreendeu 174 caçambas irregulares na cidade, em blitz realizada com a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras desde o dia 26 de setembro. A operação já foi às Subprefeituras de Santana, Aricanduva/Vila Formosa, Casa Verde, Freguesia do Ó, Vila Maria/Vila Guilherme, Jaçanã/ Tremembé, Penha, Butantã, Jabaquara, Mooca, Ipiranga, Lapa e Perus.

Nesta segunda-feira (18/10), a blitz segue na Subprefeitura de Pinheiros. Na operação, 13 funcionários do Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) e das subprefeituras circulam pelas ruas à procura de caçambas irregulares, que são apreendidas com três caminhões poliguindastes duplos e levadas a áreas indicadas por cada subprefeitura.

Hoje, estima-se que cerca de 25 mil caçambas são utilizadas em vias públicas da cidade. Destas, cerca de 40% estão em situação irregular. Para combater este problema, a Secretaria de Serviços irá lançar, nesta semana, novo decreto de regulamentação de coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos de construção civil.

“Assim será mais ágil a fiscalização de caçambas irregulares”, afirma o secretário de Serviços e Subprefeito da Sé. Para utilizar devidamente o serviço de caçamba, quem realiza reforma ou construção que gere mais de 50 kg diários deve contratar serviços de empresas cadastradas para recolher o entulho. No site da Limpurb www.limpurb.sp.gov.br há mais de 400 empresas registradas que recolhem entulho na cidade.