Combate à poluição visual aumenta no último trimestre do ano

Subprefeitura da Mooca adverte que publicidade irregular será coibida, especialmente às vésperas das datas festivas e feriados.

Embora o número de apreensões relativas ao material de propaganda afixado nas vias públicas apresente queda significativa, graças à ação sistemática implementada pela Subprefeitura da Mooca, o início do último trimestre do ano traz novas preocupações com relação à poluição visual.

O período marcado por várias datas festivas e feriados prolongados é o preferido por anunciantes que colam material de propaganda em muros e postes, penduram faixas e se utilizam de qualquer artifício que atraia a atenção dos consumidores para suas ofertas, mesmo que dessa ação resulte a depredação do patrimônio público ou prejuízo ao bem estar dos demais moradores.

Desde o início do ano, as ações deflagradas pela subprefeitura, como retirada de faixas, lambe-lambes, limpeza e aplicações de multas, tinham como objetivo conscientizar os anunciantes sobre os efeitos nocivos resultantes da conduta irregular adotada.

“No entanto, alguns comerciantes e prestadores de serviços insistem na prática ilegal”, afirma o chefe de gabinete da subprefeitura Mooca. Por conta disso, “740 multas foram aplicadas nos últimos 7 meses”.