CET participa do Programa Agita Sampa

Para combater o sedentarismo e ajudar na prevenção de doenças, os funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego serão estimulados à prática diária de exercícios físicos.

A Companhia de Engenharia de Tráfego - CET inicia nesta sexta-feira (21/10), o Programa "Agita Sampa", com uma palestra de sensibilização realizada pelo professor Erinaldo Luiz de Andrade, do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS).

O evento acontece a partir das 9h30, no Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET (CETET) com a presença do secretário municipal de Transportes, secretário municipal de Participação e Parceria, do Presidente da CET e diretores da companhia.

A iniciativa foi lançada em fevereiro pela Prefeitura de São Paulo sob a coordenação da Secretaria Municipal de Participação e Parceria. O objetivo é incentivar o cidadão paulistano a mudar o estilo de vida. O princípio que norteia o Agita Sampa considera que 30 minutos de exercícios diários são suficientes para uma vida saudável.

Para o presidente da CET, "é importante estimularmos nossos colaboradores a praticar atividade física, eles aprendem aqui dentro da empresa os benefícios e levam para casa, para seus amigos e familiares a importância deste conceito". Ele acrescenta que a CET preparou uma cartilha do Agita Sampa que será distribuída para os 4 mil empregados da empresa.

Histórico

Para incentivar a prática de atividades físicas, o governo do Estado de São Paulo, em parceria com o CELAFISCS, lançou em 1997 o programa Agita São Paulo. Em 2002, o Ministério da Saúde lançou o Agita Brasil, como política nacional de combate ao sedentarismo. Agora, a Prefeitura da Cidade de São Paulo incentiva a ação e quer estimular os cidadãos paulistanos para a prática do exercício diário.

Boa parte dos recursos destinada à saúde pública em São Paulo é usada para tratar doenças provocadas pelo sedentarismo, que é provocado pela falta de atividades físicas regulares. O programa já é um sucesso mundial e foi adotado pela Organização Mundial de Saúde, que incentivou o Agita Mundo, como Japão, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Islândia, Austrália, China, Argentina, Bolívia, Cuba, Colômbia, Guatemala, Peru, Equador e Nepal.