Entusiasmo marca lançamento da campanha "Não jogue seu bairro no lixo"

Cerca de 750 pessoas participaram do início oficial da campanha, idealizada pela Subprefeitura da Mooca.

O sonoro “aaahhh!”, que pôde ser ouvido à distância na manhã desta quinta-feira (20/10), ao final da apresentação do Zoomooca (grupo de teatro mambembe da Supervisão Técnica de Saúde Mooca-Aricanduva) demonstrou o grau de envolvimento das crianças e adultos presentes ao lançamento oficial da campanha “Não jogue seu bairro no Lixo”, na Escola Municipal de Educação Infantil Marcílio Dias.

Durante a encenação da peça, mosquitos da dengue, ratos e pombos transformaram-se em graciosas criaturas que encantaram a platéia e auxiliaram os técnicos da subprefeitura no trabalho de conscientização de pais, alunos e moradores da região, acerca dos malefícios decorrentes do descaso com o lixo.

Estiveram presentes, durante o evento, o Subprefeito da Mooca, o empresário Mário Câmara, ligado à área de saúde, a presidente da Associação “Amo a Mooca”, Cresenza Neves, e representantes da Associação de Pais e Mestres da escola.

Além das atividades realizadas no período matutino, ao longo da tarde foram feitas abordagens corpo-a-corpo em ruas de comércio da região, onde os agentes de zoonozes explicaram, com criatividade, como a população poderia colaborar com a limpeza das ruas. As ações do dia de lançamento terminaram na porta do Externato São Rafael, às 17h, horário de saída das crianças do período vespertino.

Paralelamente às atividades educativas, a Subprefeitura desenvolveu operações de manutenção de limpeza nas ruas. Foram recolhidas quatro toneladas de grandes objetos abandonados pelas vias do bairro e 10 toneladas de entulho, deixados inadequadamente em esquinas e praças da região. Foram executados, ainda, serviços de limpeza, capinação em sarjetas e corte de mato.

Para a seqüência da Campanha estão programadas apresentações, similares às de hoje, nas outras três escolas municipais do bairro e nas esquinas da rua da Mooca com as ruas Figueira e Barão de Jaguara – pontos comumente utilizados para descarte clandestino de lixo.