Técnicos em transporte visitam corredor paulistano

Vinte técnicos e representantes de outras cidades conheceram as vantagens do sistema.

Vinte especialistas em transporte que estiveram no seminário Redes Integradas de Transporte Público participaram de uma visita técnica no corredor Pirituba - Lapa - Centro na última quarta-feira (20/10).

O evento foi promovido pela divisão latino-americana da União Internacional dos Transportes Públicos (UITP) e foi realizado em São Paulo entre os dias 17 e 19 de outubro.

O evento reuniu dirigentes latino-americanos e também europeus. Alguns temas discutidos foram "A racionalização através da integração" e "Planejamento integrado, política tarifária e integração institucional".

A UITP é uma rede de profissionais especializados em transporte público presente em mais de 80 países. A visita contou com a participação de muitos técnicos de outras cidades brasileiras e alguns representantes paraguaios.

A visita foi iniciada em duas paradas do corredor, na avenida General Olímpio da Silveira e rua Carlos Vicari. Dali eles dirigiram-se ao Terminal Lapa, onde conheceram a estrutura existente. Alguns, como a representante do Rio Ônibus (entidade que reúne as empresas da capital fluminense), Bernardete Bruni, impressionaram-se com a arquitetura do local.

Monitorados por engenheiros da SPTrans, que explicavam detalhes das instalações, a visita técnica foi encerrada no Terminal Pirituba, onde eles assistiram a uma apresentação das funcionalidades do sistema e o que a tecnologia empregada traz de ganhos operacionais.

O corredor é um dos primeiros a contar com monitoramento das paradas (são 57 câmeras distribuídas ao longo delas desde a ponta, em Pirituba, até a região central, numa extensão de 15 quilômetros). O consultor paraguaio Andrés Mallada aprovou a evolução.

"Estive em São Paulo há 10 anos e os avanços são extraordinários. A adoção da integração e a tecnologia trouxeram um conceito simples, objetivo e eficiente. A coisa funciona e bem", resumiu. Ele revelou que o transporte na capital Assunção deve passar por uma reestruturação no futuro e por isso resolveu participar do seminário.

Bruni, do Rio Ônibus, também gostou do que viu. "Achei fantástico uma cidade das proporções de São Paulo conseguir em pouco tempo implantar um sistema como esse. Não temos corredores no Rio, por isso participo dessa visita técnica", afirmou.