Entidades promovem grande encontro pela paz no Ibirapuera

O evento, programado para sábado (22/10), das 9h às 17h, busca despertar consciência de cidadania nas crianças e jovens de diversas escolas de São Paulo.

Alunos, pais e educadores de escolas da Capital e entidades de combate à violência se reúnem das 9h às 17h deste sábado (22/10) no Parque do Ibirapuera para o evento "Interpaz: Construindo uma História de Paz". A ação deste ano conta com o apoio da Secretaria Municipal de Participação e Parceria.

O evento, uma caminhada pelo parque permeada por diversas atividades esportivas e culturais, faz parte do movimento "Marco 450: São Paulo construindo uma Cultura de Paz". A intenção do movimento é aprimorar a construção de paz e cidadania nas escolas.

"A educação nas escolas deve ganhar um sentido mais claro de contribuir para o desenvolvimento humano e não apenas para qualificar jovens e adultos para o mercado de trabalho", diz Cristiano Wilk, orientador educacional do Pio XII e um dos organizadores do evento.

União

O Interpaz pretende reunir os colégios de São Paulo para um dia de confraternização e conscientização sobre a necessidade de construir cidadania e paz nas escolas. Representando os cinco continentes a unirem-se na construção de uma cultura de paz, haverá cinco concentrações das comunidades educativas em pontos estratégicos do parque, que se reunirão durante uma caminhada até a praça da Paz, onde os participantes se encontrarão para a solenidade da abertura do evento.

Ações

Entre as ações previstas estarão jogos esportivos, oficinas com ilustradores, bandas, apresentação dos trabalhos das Ongs, enfim, todas as atividades que estimulem a reflexão sobre a violência e a competição saudável.

Entende-se como cultura de paz a consciência permanente de valores da não-violência social. A cultura da paz não elimina oposições ou conflitos, mas pressupõe a sua resolução pacífica. E resolver os conflitos sociais de forma pacífica é uma mudança radical nos paradigmas que dão sustentação ao atual modelo civilizatório.

Marco 450

O "Marco 450" pretende difundir programas amplos de cultura da paz nas escolas e formar uma nova geração de pacifistas que saiba dialogar, negociar, argumentar e cooperar. As crianças e jovens em idade escolar devem se reconhecer como agentes e mediadores da paz.

O movimento Marco 450: São Paulo construindo uma Cultura de Paz envolve entidades como Centro Loyola de Fé e Cultura, Associação Comercial de São Paulo, CONPAZ, REDEPAZ, Associação Paulista de Medicina, Páteo do Colégio, Associação de Educação Católica de São Paulo e Família Franciscana do Brasil - Regional Sul.

Serviço

Interpaz: Construindo uma História de Paz
Data:
22 de outubro
Local: Parque do Ibirapuera
Horário: das 9h às 15h