Primeira Olimpeão começa com show na quadra e no campo

A primeira olimpíada dedicada aos peões de obra - pedreiros, carpinteiros, ajudantes, almoxarifes - começou neste sábado (22/10), com jogos mata-mata e muita festa nas arquibancadas.

Os trabalhos em construções ou em qualquer tipo de obra e empreitada ficaram de lado no último sábado (22/10). No lugar de suas atividades do cotidiano, os trabalhadores se dedicaram a elaborar jogadas e armar estratégias para vencer a primeira edição da Olimpeão.

São pedreiros, ajudantes, carpinteiros, encanadores, almoxarifes, todos os responsáveis pela mão-de-obra na construção literal da cidade, que compõem a primeira olimpíada dedicada a eles.

A estréia do Olimpeão foi marcada pelo futsal e futebol de campo, em quatro locais da cidade, que contabilizaram a participação de cerca de 600 pessoas. Na Zona Sul, os Clubes da Cidade Santo Amaro e Ibirapuera foram os selecionados para abrigar o evento promovido pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da cidade. Na Zona Leste, CC Tatuapé e Ceret cederam seu espaço para o torneio.

Foram quatro grupos, cada um definindo seu time para as semifinais do Olimpeão, que acontecem já na próxima semana. Por isso, a festa dos jogadores também contou com a necessidade de determinação pela vitória, por conta dos jogos mata-mata. Quem perdesse, estava fora da competição.

No futsal, que teve 21 times inscritos, avançaram Linha Quente, Ivan Cláudio, Atlético Cidade Tiradentes e América Futebol Clube. Mas os derrotados não deixaram de aproveitar a olimpíada. Muitos engrossaram o coro da torcida, como a equipe do Bem Bolado, representante do Sintracon (Sindicato dos Trabalhadores de Construção Civil). “Foi um dia de brincadeira, que serviu de confraternização e alegria para os profissionais da categoria”, disse Marcos Rogério Bovolon, assistente de cobrança do Sintracon.

Revelação

O Bem Bolado, que jogou no Ceret, perdeu logo na primeira partida, contra o Pillar Forte. Fato que não tirou o brilho de um dos grandes destaques da rodada, o goleiro Edmilson Nunes, o Didi. “Foi razoável”, avaliou o coordenador de base do Sintracon, protagonista de vários “milagres” no gol, os quais evitaram a goleada do time adversário.

Fora das quadras, estavam 30 equipes lutando por uma das quatro vagas das semifinais do futebol de campo. Os que se aproximaram do título do Olimpeão foram Bristol, Esporte Diálogo e Gato Preto 1.

Assim como no futsal, os atletas do futebol de campo também aprovaram a realização da olimpíada da construção civil. “É uma idéia que deveria acontecer sempre”, ressaltou João Batista, técnico da equipe JC Helena Morim. “Foi a primeira vez que jogamos em campo com nosso time, e os resultados foram muito bons, sem contar a enorme festa que esse evento tem promovido para nossos empregados”. Prova disso foi observada em Edvaldo Miguel, que não escondeu sua sede pela conquista do Olimpeão. “Lutamos para vencer e adoramos esse campeonato”, afirmou o pedreiro.

Finais

A nova data de referência para os classificados do Olimpeão será 29 de outubro, próximo sábado. Os confrontos das semifinais no futsal serão: Linha Quente X Ivan Cláudio e Atlético Cidade Tiradentes X América FC.

O jogo decisivo, que definirá o primeiro vencedor do Olimpeão, acontecerá no mesmo sábado, logo após as semifinais. No domingo, além da entrega dos prêmios aos campeões, ao mais jovem e ao mais velho atleta do torneio e ao destaque do campeonato, haverá ainda a realização de competições individuais: sinuca, pebolim, dominó, dama e as curiosas provas de corrida de carrinho de mão, arremesso de tijolo e corrida com sacos de cimento.

As atividades do domingo serão realizadas na Arena Skol Anhembi (Sambódromo de São Paulo), que também receberá seis shows, com entrada franca, marcando o fim da Olimpeão. Entre as atrações, estarão os grupos Jeito Moleque e Os Travessos.

O Olimpeão é um evento criado e dirigido pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo, produzido pela Sunshine e Última Palavra Idéias e Serviços, com apoio da Votorantim e da União das Federações Esportivas do Estado de São Paulo. A festa dos peões de obra estará mais expressiva na decisão do evento, que já entrou para o calendário esportivo da cidade.

Serviço

Olimpeão 2005 - Jogos das semifinais

Futsal

Linha Quente X Ivan Cláudio
Atlético Cid. Tiradentes X América FC

Futebol de Campo
Bristol X (a definir)
Esporte Diálogo X Gato Preto 1