Subprefeitura de Santo Amaro descontaminará antigo terreno da USIN

Antigo galpão da Usina Interlagos está com solo contaminado com toneladas de rejeitos radioativos. As medidas a serem tomadas serão conhecidas em 30 dias.

A Subprefeitura de Santo Amaro está empenhada na liberação e descontaminação do terreno de 60mil m2, no cruzamento das Avenidas Interlagos com Miguel Yunes. O local abriga um galpão da antiga Usina Interlagos (USIN), que armazena 1.154 toneladas de rejeitos radioativos, composto de tório, urânio, resíduos de areia monazítica processada, as chamadas terras raras.

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB), empresa vinculada à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e subordinada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, garante que o local não oferece perigo algum, pois estão dentro dos padrões aceitos pelas normas de segurança.

Para resolver os problemas de armazenamento e a falta de informações que preocupa moradores, trabalhadores e ambientalistas, o subprefeito de Santo Amaro reuniu-se com o assessor especial do Ministério da Ciência e Tecnologia, Roberto Andrade, o assessor da presidência da INB, Maurício Bastos e a diretora de meio ambiente e paisagem urbana da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização).

No encontro, ocorrido na última sexta-feira (21/10), ficou acordado que a INB irá apresentar, dentro de 30 dias, um relatório completo do terreno, além de planos de remoção dos rejeitos e de descontaminação do local.

A Subprefeitura de Santo Amaro tem urgência nas medidas, uma vez que estão previstas obras de duplicação da Avenida Miguel Yunes e abertura de rua nas imediações da desativada USIN.