Depois de 15 anos, Iprem elege CIPA

A comissão, antiga reivindicação dos funcionários, teve o apoio da superintendência e do Sindicato dos Servidores Municipais.

Foram necessárias quase quatro gestões municipais para que os funcionários tivessem carta branca da diretoria do Iprem para realizar uma eleição para a CIPA. A reivindicação era antiga: pequenos acidentes, como quedas, sempre ocorriam com servidores e pensionistas que freqüentam o Instituto. Alguns diziam que acidentes mais graves só não ocorreram ainda por conta da sorte.

Para evitar que a sorte continuasse a resguardar a integridade física das pessoas, decidiu-se que o melhor era realizar um trabalho de prevenção. O caminho era a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A eleição teve o apoio da superintendência e do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Autarquias do Município de São Paulo.

Iara Barros de Araújo, representante do SindSep, ajudou na organização da eleição. Segundo ela, o propósito da CIPA é evitar acidentes, doenças profissionais, como a tendinite, aconselhar sobre postura da coluna, avaliar se os equipamentos de trabalho são adequados, assim como a iluminação, a salubridade, e promover a prevenção, campanha de vacinação, diabetes, pressão arterial, para melhorar as condições de trabalho.

“Temos muitos planos na cabeça, queremos mudar a circulação do pessoal e motivar as pessoas”, diz Daniel Faustino dos Santos, um dos membros da diretoria. “A preocupação maior é a parte operacional mesmo. Se resolvendo isso já é 50% de todo o trabalho”, completa Ederson Barbosa Alves.