Brasil e Itália discutem o projeto pós-escola

Educadores brasileiros e italianos discutiram nesta terça-feira (25/10) no Sesc Pinheiros a importância e o alcance do projeto de pós-escola realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

Durante todo o dia desta terça-feira (25/10) educadores brasileiros e italianos discutiram no Sesc Pinheiros a importância e o alcance do projeto de pós-escola realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

O projeto, batizado como "São Paulo é uma Escola", e iniciado em maio pela SME, serviu como pano de fundo para que os italianos narrassem sua experiência neste campo, que começou no pós-Guerra com o trabalho de padres salesianos e que lá é chamado de Dopoescuola.

Por meio da ONG Progetto SUD-UIL, os italianos deixaram uma mensagem clara aos seus colegas: o pós-escola ajuda a minimizar as diferenças sociais e tira os jovens de ambientes de privação cultural. O seminário A Experiência do Pós-Escola - Diálogo Brasil - Itália lotou o teatro do Sesc Pinheiros com professores e coordenadores representantes das 13 Coordenadorias de Educação da SME.

Participaram do evento os secretários municipais de Educação, José Aristodemo Pinotti; a secretária adjunta da pasta, Iara Prado, da Subprefeitura, Walter Feldman e de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro; o presidente di Progetto SUD-UIL, Bruno Bruni; a coordenadora do Programa Pós Escola no município de São Paulo e coordenadora dos CEUs e Projetos Especiais, Anna Maria Quadros, além de educadores, 16 professores italianos e representantes de ONGs.

Na abertura dos trabalhos, o secretário Pinotti lembrou a importância da troca de experiências entre os dois países neste campo. "O peso acadêmico dos 16 educadores italianos aqui presentes mostra o interesse dos nossos colegas da Itália em nos trazer sua experiência e ouvir a nossa", disse.

Entre os educadores italianos, compuseram a mesa o salesiano Massimo Angeletti, que falou da origem do pós-escola na Itália, o professor Salvatore Pirozzi, que narrou a experiência napolitana dos "professores de rua" e a diretora de escola italiana Rosa Venuti. Ela preside o Istituto di Formazione dei docenti della Uilscuola (IRASE) e falou da execução da atividade do pós-escola dentro de um projeto pedagógico.

São Paulo é uma Escola

O Programa São Paulo é uma Escola está sendo realizado nos 21 CEUs - Centros Educacionais Unificados -, no Sambódromo do Anhembi, nas EMEFs (Escolas de Ensino Fundamental), EMEIs (Escola Municipal de Educação Infantil) em escolas do Centro da Cidade e será implantado nos CDMs - Centros Desportivos Municipais próximos às escolas Municipais. O programa atende cerca de 70 mil alunos e, até novembro, deverão estar integradas ao projeto 20% das EMEFs e 10% das EMEIs. Apesar de a adesão ao programa ser voluntária e estar vinculada à autorização de pais e responsáveis, o objetivo é que até o fim do ano 100 mil alunos da rede estejam participando das atividades.

O São Paulo é uma Escola possibilita ao aluno continuar na escola em atividades extracurriculares e está sendo desenvolvido por meio de oficinas pedagógico-culturais, orientação de estudo escolar, atividades culturais e esportivas. Todo o trabalho é coordenado por profissionais da área de Educação, Cultura e Esporte, tendo como meta estabelecer sempre uma ligação com o projeto pedagógico da escola.

O Programa tem proporcionado aos alunos da rede municipal de ensino a ampliação de seu universo cultural, diminuindo as situações de risco na qual a maioria da população de baixa renda está inserida, com todas as suas conseqüências, incluindo o convívio com a violência.

Outro destaque do São Paulo é uma Escola está na orientação de estudo escolar oferecido aos alunos com dificuldades de aprendizado, pois supre as possíveis falhas do Sistema de Progressão Continuada, mecanismo pelo qual o aluno é promovido automaticamente. Dados levantados pelo SAEB mostram que 30% dos alunos do 3º ciclo do ensino fundamental não estão alfabetizados.

Doposcuola

A Itália, no pós-guerra, criou uma forma de acolher as crianças e jovens que estavam em situação vulnerável e de risco em função da tragédia que acabara de viver. Essa experiência, iniciada pelas igrejas e pelos salesianos, consolidou-se no sistema de ensino italiano. Em seus relatos, os educadores italianos mostraram aos colegas brasileiros o processo de criação das atividades do Doposcuola, nos espaços das igrejas católicas que se encarregaram de acolher as crianças incluindo-as em atividades esportivas, culturais, de acompanhamento de estudos e, sobretudo, trabalhando com a perspectiva de lhes garantir o acesso às condições de uma cidadania plena, exigida pelo momento histórico que viviam.

Progetto SUD-UIL

O Progetto SUD-UIL é uma organização não governamental italiana que promove e realiza projetos de cooperação internacional de desenvolvimento local.

Fundada em 1984 em Roma, pela central sindical italiana UIL (Unione Italiana del Lavoro), foi reconhecida formalmente pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália como parceira do Governo no desenvolvimento de projetos sociais. O Progetto SUD-UIL está presente hoje no mundo inteiro e tem como foco os paises em desenvolvimento. Nesses 21 anos de historia, foram muitos os projetos desenvolvidos e milhares de beneficiários na América Latina, África e Leste Europeu.

Em 1993 foi aberta sua primeira representação no Brasil, na cidade de São Paulo. Hoje, após doze anos de presença no país, conta também com sedes em Salvador e Rio de Janeiro.

Por meio de parcerias com entidades italianas e brasileiras, ONGs, sindicatos e sociedade civil em geral, desenvolve projetos de formação e qualificação profissional que visam à geração de trabalho, emprego e renda, contribuindo para o melhoramento das condições de vida dos trabalhadores e de todos os cidadãos desses paises. Os outros principais setores de atuação são: proteção ambiental; defesa dos direitos das crianças, populações indígenas e deficientes físicos; promoção dos direitos humanos e civis.