Prefeitura inaugura terceiro Centro de Referência da Criança e do Adolescente

Nova unidade está localizada na avenida Francisco Morato. Vai atender jovens em situação de risco.

A Prefeitura inaugurou na tarde desta quarta-feira (26/10) o Centro de Referência da Criança e do Adolescente do Butantã-Pinheiros. Foi a terceira unidade inaugurada pelo prefeito.

Os centros anteriores foram abertos em São Miguel, no mês de agosto, e no Ipiranga, em outubro. No mês que vem será a vez de Itaquera e, a seguir, de Santo Amaro, segundo disse o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social.

“Estamos ajudando essas crianças a terem um futuro. São crianças que estavam embaixo dos viadutos, tomando banho em bueiros. Os agentes sociais vão lá e procuram convencê-los a vir para cá. Eles não são forçados a vir. Em Butantã e Pinheiros é um trabalho fundamental”, afirmou o prefeito.

O centro instalado nessa região também vai abranger os distritos Alto de Pinheiros, Itaim Bibi, Jardim Paulista, Rio Pequeno, Vila Sônia, Morumbi e Raposo Tavares. A casa terá capacidade para atender 20 crianças e adolescentes por dia, que estejam em situação de risco.

De lá, elas poderão ser reinseridas em suas famílias, encaminhadas a abrigos - por determinação da Justiça - ou ainda para Casas de Acolhida.

Nesses centros são feitos os primeiros atendimentos, como banho e alimentação. Assistentes sociais e psicólogos prestam assistência. Os centros têm sido inaugurados em espaços menores e mais estruturados, para que as crianças e adolescentes possam ter assistência personalizada. O objetivo é chegar a 11 centros até meados do ano que vem, com a inauguração de mais seis unidades no primeiro semestre de 2006.